Quem está conectado?
Há 143 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 143 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 517 em Ter 15 Out - 10:54
gasolina...
+39
DBarbeiro
RICOANA
Rui Martins
nunes
Carlos Manuel Silva
Paulo Ninja
Abrotea
khamsim
nfpconceicao
Jose
vinnys
jovemnarcas
golf
Marco Machado
jose antonio lobo
Fogueiras
k37
piresito
jonathan oliveira
jjmaia
o carteiro
Billy_pk
Dissidente
J35
jjonhysam
lteixeira
Ramos Pinto
Pedro_GLRTZ
Helius
Cueball
Carlos Alexandre
balkaum
carlos
veiga
mpb88
Diogo
Dany4k
Dias
DaRkS
43 participantes
Página 4 de 6
Página 4 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6
Re: gasolina...
se me disserem que a qualidade dos depositos influencia ai acredito,como em carros de performance alta e sistema de injecçao de topo.
agora em motores feitos em 1980,que ate oleo comem virem dizer que gasoleo dos hypers como n tem aditivos lixa as bombas e os motores...
agora em motores feitos em 1980,que ate oleo comem virem dizer que gasoleo dos hypers como n tem aditivos lixa as bombas e os motores...
Convidad- Convidado
Dias escreveu:A minha X-Max tem 11,2 de taxa de compressão e tem andado sempre com 95 (até hoje... porque hoje meti Gforce 95 para ver se noto alguma diferença; mais notícias daqui por 300 km).
Então e essas noticias? A minha também tem 11,2 e meto sempre 98, gostaria de saber resultados da 95... mas primeiro na mota dos outros!
mpb88- Mensagens : 185
Mota : BMW F800GS
Malta eu não sou tecnico nem coisa que se pareça mas se nós recuarmos uns anitos atrás antes desta coisas da CEE só havia 2 combustiveis SUPER eGASOLEO.Já lá vai o tempo que havia a NORMAL que maior parte dos veiculos até 1969 como FIAT 600 SIMCA 1000 FORD CORTINA AUSTIN MORRIS CAROCHAS 1100,1200 ETC ERAM ALIMENTADOS com este combustivel que tinha as 95 octanas.A partir dai todos os carros e com o aparecimento da SUPER que tinha 98 octanas tudo começou a utilizar a SUPER pois dava um melhor performance tanto no desenvolver do carro como nas afinações dos carburadores.Com a entrada da CEE já a GASOLINA NORMAL poucos postos de abastecimento a tinham e acabaram e a SUPER devido ao composto de chumbo que ela continha pois emitia muito hidroxido de carbono para a atmosfera os cranios das fabricas inventaram o catalisador aonde a gasolina Super não podia entrar pois daria cabo desse componente.Começaram em principios de 1993 a afamada gasolina 95 sem chumbo e colocaram a 98 sem chumbo para os veiculos de 1993 para tras para a utilizarem só que o preço foi logo muito mais caro quando era a SUPER.O paleio foi que os carros antigos iam as oficinas das marcas faziam a afinaçãozinha par utilizarem a 95 o que é certo é gastava-se um balurdio e os carros não davam o rendimento como era com a SUPER.Eu posso disser que aconteceu comigo a á custa disso foi 2 juntas de cabeça que sustitui a um mini metro que vinha lá com o selo de fabrica a dizer adpatado para levar 95 e o que é certo com SUPER uma maravilha com 95 apertava com ele resultado queimava as juntas de cabeça.Quero eu disser com isto que todos os veiculos que agora são a injecção começou nos automoveis e já vai nas motos começou nas de grande cilindrada e agora quase todas as 125 já são a injecção a gasolina 95 é adptada para elas a 98 era para as antigas por ex:A minha pan european era de 93 que na altura só havia a SUPER e começou a aparecer a95 o que é certo eu punha-le 95 ela falhava por todo lado punha-le a 98 e o trabalhar era outro afinal de que me valia as ditas afinações para levar 95.Tudo isto é o meu historial das gasolinas agora se tem mais aditivos umas que outras?Eu por vezes pergunto aos motoristas dos camiões como é e eles todos me dizem aonde enchemos camiões com marca,como GALP,BP,REPSOL,ETC eles tambem enchem só que os camiões estão em branco e os outros pintados á marca das gasolineiras e esta hem!
jose antonio lobo- Mensagens : 531
Mota : Piaggio Xevo 400 i.e
Para mim como já disse anteriormente hoje em dia não existem gasolinas melhores nem piores, é tudo igual. Ponho sempre do que é mais barato, só agora com a ida a faro é que tive de por cepsa e BP, melhoras?? nenhumas, tudo igual há do jumbo ou intermarchê, a unica coisa em que posso acreditar que possa diferenciar é o estado dos depósitos das várias bombas, talvez ai tenha diferenças, algumas podem conter mais sujidades e mais infiltrações de agua que outras, mas até agora ainda não apanhei nenhuma desse tipo, tudo o que pra lá ponho a mota lambe-se toda, não refila e melhor, leva-me sempre para onde quero. Aonde e quanto mais barata for a gasolina mais certo é onde eu irei por.
lteixeira- Mensagens : 656
Mota : Honda CB500 Ex: Daelim Roadwin 125Fi
Ao contrário do que acontece com a Cygnus RS (carburador), em que noto mais genica com a Gforce 95, no caso da X-Max não noto qualquer diferença da 95 normal para a Gforce 95 ou a 98 (a não ser o preço).mpb88 escreveu:Então e essas noticias? A minha também tem 11,2 e meto sempre 98, gostaria de saber resultados da 95... mas primeiro na mota dos outros!
Dias- Mensagens : 5629
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)
Eu na Virago noto diferença mas lá está é de carburador.
olhem que o Dias percebe de gasolinas que até foi capaz de por mais de 100€ de gasolina de uma só vez na X-Max
olhem que o Dias percebe de gasolinas que até foi capaz de por mais de 100€ de gasolina de uma só vez na X-Max
Marco Machado- Adm
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)
E eu sou testemunha pois presenciei ele a meter gasolina...e a pagar...!
Nunca pensei assistir a tal coisa, acreditem!
Ramos Pinto- Mensagens : 260
Mota : à espera de nova montada
Ramos Pinto escreveu:E eu sou testemunha pois presenciei ele a meter gasolina...e a pagar...!
Alguem pode traduzir sff?!
piresito- Mensagens : 36
Mota : Daelim Roadwin 125 Fi
No passeio por Azeitão o companheiro Dias foi atestar a sua X-Max depois de atestada foi pagar e pagou cento e poucos euros de gasolina, agora o que ele fez com a gasolina já não sabemos
PS: foi ressarcido da importância paga a mais assim que deu pelo erro
PS: foi ressarcido da importância paga a mais assim que deu pelo erro
Marco Machado- Adm
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)
Se só temos uma refinaria em Portugal (infelizmente não há concorrência) e de lá saem todo os combustíveis vendidos em Portugal. Não se preocupem se as low cost são piores, ou não, pois saem todos do mesmo sitio...preocupem se é com a qualidade dos depósitos e possíveis aldrabices dos proprietários da bombas de gasolina.
Não sei os custos para a gasolina ou se compensa, mas no diesel, eu quando quero GFORCE ULTRA PLUS XPTO meto jumbo com aditivo comprado na Norauto ou no supermercado, fica mais barato que o gasóleo mais caro e anda melhor.
Não sei os custos para a gasolina ou se compensa, mas no diesel, eu quando quero GFORCE ULTRA PLUS XPTO meto jumbo com aditivo comprado na Norauto ou no supermercado, fica mais barato que o gasóleo mais caro e anda melhor.
golf- Mensagens : 837
Mota : ex KTM Duke 125, a juntar para uma velhaca
Na minha noto diferença da 98 para a 95, quando coloco 98 esta tem mais arranque mas
quando chega aos 100Km parece que o motor tem muito mais vibração.
Com 95 noto um menos arranque mas quando chega aos 100Km não noto a tal vibração do motor
quando chega aos 100Km parece que o motor tem muito mais vibração.
Com 95 noto um menos arranque mas quando chega aos 100Km não noto a tal vibração do motor
jovemnarcas- Mensagens : 29
Mota : SYM GTS 125 EVO
golf escreveu:Se só temos uma refinaria em Portugal (infelizmente não há concorrência) e de lá saem todo os combustíveis vendidos em Portugal. Não se preocupem se as low cost são piores, ou não, pois saem todos do mesmo sitio...preocupem se é com a qualidade dos depósitos e possíveis aldrabices dos proprietários da bombas de gasolina.
Viva, Golf, podes dar mais detalhes? Rácio de aditivo/gasolina? X Litros aditivo para X de gasolina, e que aditivo?
Que diferenças notas no teu transporte?
Abraço, e obrigado pela resposta ;)
vinnys- Mensagens : 1715
Mota : Roadwin 125 R
Agora não me recordo do nome da embalagem, mas sigo as instruções, normalmente é 1 deposito cheio de 60l para uma garrafa de aditivo, mas por exemplo na última vez usei um de outra marca e já foi meia embalagem para um deposito cheio.
Aonde eu noto diferença é no trabalhar, menos ruidoso e em AE numa velocidade estável um menor consumo de combustível, chega há ser uma diferença entre 60 à 100km.
Um aparte, não sei como é com as motas de injecção, mas nos carros, quanto mais usarem um só tipo de gasolina, seja gforce, 95 98 ou low cost, melhor é o consumo. isto é porque a centralina se auto regula para as condições de uso do veiculo(combustíveis, percursos e condições meteorológicas). Um bom exemplo é irem numa viagem aos Pirenéus, vão ver que o carro começam a sentir falta de potencia devido a menor quantidade de oxigénio que esta habituado em Portugal, mas se desligarem o carro, quando o ligarem de novo, a centralina vai fazer um reset e em menos de 100km o carro volta a ter a mesma potencia que tinha antes. O mesmo acontece para essa grande máquina que é o corpo humano, mas claro num maior espaço de tempo.
Aonde eu noto diferença é no trabalhar, menos ruidoso e em AE numa velocidade estável um menor consumo de combustível, chega há ser uma diferença entre 60 à 100km.
Um aparte, não sei como é com as motas de injecção, mas nos carros, quanto mais usarem um só tipo de gasolina, seja gforce, 95 98 ou low cost, melhor é o consumo. isto é porque a centralina se auto regula para as condições de uso do veiculo(combustíveis, percursos e condições meteorológicas). Um bom exemplo é irem numa viagem aos Pirenéus, vão ver que o carro começam a sentir falta de potencia devido a menor quantidade de oxigénio que esta habituado em Portugal, mas se desligarem o carro, quando o ligarem de novo, a centralina vai fazer um reset e em menos de 100km o carro volta a ter a mesma potencia que tinha antes. O mesmo acontece para essa grande máquina que é o corpo humano, mas claro num maior espaço de tempo.
golf- Mensagens : 837
Mota : ex KTM Duke 125, a juntar para uma velhaca
Dias escreveu:Ao contrário do que acontece com a Cygnus RS (carburador), em que noto mais genica com a Gforce 95, no caso da X-Max não noto qualquer diferença da 95 normal para a Gforce 95 ou a 98 (a não ser o preço).mpb88 escreveu:Então e essas noticias? A minha também tem 11,2 e meto sempre 98, gostaria de saber resultados da 95... mas primeiro na mota dos outros!
Confirmo, costumo meter sempre 98 na Repsol, já meti 2 depósitos seguidos de G-Force95 e só tenho a dizer que não noto nenhuma diferença em performance, só mesmo no preço! Até me arrisco que dizer que ela gosta mais da GForce95 que da 98 da Repsol. Apartir de agora é só GForce95!
mpb88- Mensagens : 185
Mota : BMW F800GS
Boas eu costuo meter 98 da Bp ontem meti 95 de Repsol e parecia que a mota não desenvolvia quando tentei uma ultrpassagem coisa que normalmente não faz n mesma situação com a 98.
Resultado tirei a 95 para o carro e vou exprimentar a 95 Gforce para ver como è que funciona.
Para já a 98 è melhor, pelo menos para mim.
Resultado tirei a 95 para o carro e vou exprimentar a 95 Gforce para ver como è que funciona.
Para já a 98 è melhor, pelo menos para mim.
Jose- Mensagens : 655
Mota : ex Honda CB500 ex Daelin Daystar Classic,ex Suzuki VStorm, Triumph Tiger 800 XRX
Eu meto 95 de marca BP (Espanhola) ou 95 Repsol (em Portugal) a diferença que noto é no preço de Portugal para Espanha. Também já meti 98 e não vi benefícios nenhuns em relação à 95, por isso decidi só encher com 95.
nfpconceicao- Mensagens : 46
Mota : Yamaha YBR 125
José, qual a taxa de compressão da mota?
jjmaia- Mensagens : 1137
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125
Mais um teste que mais uma vez confirma que low cost é o melhor
Para quem gosta de encher os bolsos a quem já o tem, está aqui mais uma prova que as tais gasolinas chamadas de boas (galp, BP e afins) não passam de uma autentica publicidade enganosa ou melhor, um autentico roubo publico.
Fonte: http://www.igualaolitro.pt/ (teste efectuado pela DECO proteste)
Para quem gosta de encher os bolsos a quem já o tem, está aqui mais uma prova que as tais gasolinas chamadas de boas (galp, BP e afins) não passam de uma autentica publicidade enganosa ou melhor, um autentico roubo publico.
Fonte: http://www.igualaolitro.pt/ (teste efectuado pela DECO proteste)
Ainda que defenda as low cost, desta vez não.
Esse estudo é uma palhaçada pegada, e serve só e apenas para a Deco tentar angariar mais clientes.
12k km não é nada, e um estudo correcto teria uma análise química.
Não passa de marketing por parte da Deco, nada mais!
Esse estudo é uma palhaçada pegada, e serve só e apenas para a Deco tentar angariar mais clientes.
jjmaia escreveu:Ainda que defenda as low cost, desta vez não.
12mil feitos em 4 carros que vieram com 0 kilómetros utilizando diferentes tipos de gasoleo não vejo qual é a palhaçada aqui, dos 0 aos 12mil kilómetros as diferenças são mais que visiveis e se fossem assim tão diferentes os combustiveis ainda mais visivél éra. Mas cada um tem a sua opinião.
Achei um excelente teste.
Ps: lógicamente a DECO proteste teve de aproveitar a situação para angariar mais clientes, afinal é com os clientes que a DECO obtem que consegue estes maravilhosos testes . Note-se que testes de análises quimicas já foram efectuados milhoes de vezes em que a resposta foi exactamente a mesma que este teste nos deu, pois agora ao fazer o teste pelos seus efeitos em vez da análise quimica pode ser que assim abra a pestana ao portuga, mas parece que mesmo assim vai ser dificel
Última edição por lteixeira em Qua 28 Nov - 19:05, editado 1 vez(es)
khamsim- Mensagens : 942
Mota : Honda CRF1000L Africa Twin
lteixeira escreveu:jjmaia escreveu:Ainda que defenda as low cost, desta vez não.
12mil feitos em 4 carros que vieram com 0 kilómetros utilizando diferentes tipos de gasoleo não vejo qual é a palhaçada aqui, dos 0 aos 12mil kilómetros as diferenças são mais que visiveis e se fossem assim tão diferentes os combustiveis ainda mais visivél éra. Mas cada um tem a sua opinião.
Ps: lógicamente a DECO proteste teve de aproveitar a situação para angariar mais clientes, afinal é com os clientes que a DECO obtem que consegue estes maravilhosos testes
Não é uma opinião, 12k km é demasiado pouco para se sentir diferenças.
Sim, é uma palhaçada porque este teste não permite concluir absolutamente nada, e não passa de uma manobra de marketing.
Se é mau ser uma manobra de marketing? Claro que não, mas que ao menos fizessem um teste como deve de ser. Falta uma análise química, testes em banco, e 12000 km não é nada!
Uma coisa era testar quimicamente, outra é atestar e ver se há diferenças. Nunca carros há, noutros não.
Outro argumento: O que é que a deco percebe de carros e combustíveis? O mesmo que eu de Tango, ou seja, nada.
Lá fora fazem-se estudos sérios, com laboratórios e outras instituições, e não pseudo-testes que têm como único objectivo angariar clientes.
Não estou a defender a galp, por mim podem arder todos, mas se é para fazer testes que sejam científicos e bem realizados, e não esta treta para encher chouriços ao povo.
Mas numa coisa tenho que concordar: Um dos objectivos do gasóleo aditivado é o de manter o motor limpo, e isso é claramente impossível dado o motor diesel ser porco por natureza
Tenho estado calado mas, como os ânimos parece que estão a aquecer, cá vem o chato do Dias (com a suas opiniões pessoais, que ninguém tem que seguir se não estiver para aí virado).
O preço a que os combustíveis são vendidos ao público é uma questão comercial que interessa principalmente a quem vende. Por exemplo, se a Galp de S. Marcos da Serra vende a gasolina mais cara do Algarve e se o Gasolinas, a 1/2 dúzia de kms, vende a 0,10 € a menos, eles lá sabem porquê. Provavelmente (agora sou eu a deitar-me a adivinhar), a Galp joga com a visibilidade das suas bombas no IC1 à entrada/saída da serra e com a parceria que tem com o Modelo/Continente, enquanto que o Gasolinas, pelo contrário, joga com o facto de ter as bombas fora da estrada, um grande espaço para estacionamento e as bifanas e jantaradas, pelo que não precisa de uma cadeia de supermercados e faz logo o desconto "à cabeça".
A gasolina de uma marca será melhor que a de outra?
Bom, para responder à pergunta é preciso perceber a pergunta... Melhor para quê?
Menor preço? Menor consumo? Motor mais limpo? Maior vida do motor? Melhor arranque a frio?... e por aí fora. Portanto, mesmo que se prove que uma marca de gasolina é melhor num determinado parâmetro, ela é seguramente pior noutro (nem que seja o preço). e terá que ser sempre o consumidor a fazer as contas consoante o seu caso particular. Por exemplo, quem tiver um motor novo poderá preferir (tentar) aumentar a vida do motor, mas já quem tiver um motor em fim-de-vida deverá, em termos do dinheiro total investido, preferir a gasolina mais barata.
Note-se que eu falei em fazer contas, mas muita cautela com a publicidade porque é feita para nos levar a fazer escolhas emocionais em vez das racionais! Se quizerem, podem (por vossa conta e risco) fazer como eu: em caso de dúvida escolho o produto que não tem (ou tem menos) publicidade.
Explicação: O custo da publicidade acaba sempre por ser pago pelo consumidor, enquanto que os produtos que são realmente bons (ups!!! veja-se a continuação) acabam por ser os preferidos numa escolha racional (mas se e só se conseguirem sobreviver ao ataque publicitário da concorrência).
Nota: Acima escrevi "bons", mas volto a repetir que Qualidade, em valor absoluto, não existe... existem sim qualidades.
Mas vamos ao que interessa, porque estamos num fórum de 125s.
Se tiverem uma 125 com um depósito de 10 litros e que gaste 3,3 l/100 km, poderão gastar menos 0,5 € por abastecimento se meterem numa gasolineira que esteja a vender a menos 5 cêntimos/litro. Ora, 0,5 € equivale a cerca de 0,33 litros, ou seja, a percorrer 10 km, isto se não se tomar em linha de conta com o preço/km devido à desvalorização da moto. Fazendo as contas bem feitas, os 0,5 € equivalem a cerca de 5 km (isto sem contar com o tempo que perdem... ou será que o vosso tempo não tem preço?). Portanto, mesmo que a gasolina seja a mesma, excepto no preço, não vale a pena desviarem-se 2,5 km (ida e volta são 5) do vosso caminho para abastecer!
Conclusão: A melhor escolha é abastecer na primeira bomba que aparecer depois da luz da reserva começar a piscar!
O preço a que os combustíveis são vendidos ao público é uma questão comercial que interessa principalmente a quem vende. Por exemplo, se a Galp de S. Marcos da Serra vende a gasolina mais cara do Algarve e se o Gasolinas, a 1/2 dúzia de kms, vende a 0,10 € a menos, eles lá sabem porquê. Provavelmente (agora sou eu a deitar-me a adivinhar), a Galp joga com a visibilidade das suas bombas no IC1 à entrada/saída da serra e com a parceria que tem com o Modelo/Continente, enquanto que o Gasolinas, pelo contrário, joga com o facto de ter as bombas fora da estrada, um grande espaço para estacionamento e as bifanas e jantaradas, pelo que não precisa de uma cadeia de supermercados e faz logo o desconto "à cabeça".
A gasolina de uma marca será melhor que a de outra?
Bom, para responder à pergunta é preciso perceber a pergunta... Melhor para quê?
Menor preço? Menor consumo? Motor mais limpo? Maior vida do motor? Melhor arranque a frio?... e por aí fora. Portanto, mesmo que se prove que uma marca de gasolina é melhor num determinado parâmetro, ela é seguramente pior noutro (nem que seja o preço). e terá que ser sempre o consumidor a fazer as contas consoante o seu caso particular. Por exemplo, quem tiver um motor novo poderá preferir (tentar) aumentar a vida do motor, mas já quem tiver um motor em fim-de-vida deverá, em termos do dinheiro total investido, preferir a gasolina mais barata.
Note-se que eu falei em fazer contas, mas muita cautela com a publicidade porque é feita para nos levar a fazer escolhas emocionais em vez das racionais! Se quizerem, podem (por vossa conta e risco) fazer como eu: em caso de dúvida escolho o produto que não tem (ou tem menos) publicidade.
Explicação: O custo da publicidade acaba sempre por ser pago pelo consumidor, enquanto que os produtos que são realmente bons (ups!!! veja-se a continuação) acabam por ser os preferidos numa escolha racional (mas se e só se conseguirem sobreviver ao ataque publicitário da concorrência).
Nota: Acima escrevi "bons", mas volto a repetir que Qualidade, em valor absoluto, não existe... existem sim qualidades.
Mas vamos ao que interessa, porque estamos num fórum de 125s.
Se tiverem uma 125 com um depósito de 10 litros e que gaste 3,3 l/100 km, poderão gastar menos 0,5 € por abastecimento se meterem numa gasolineira que esteja a vender a menos 5 cêntimos/litro. Ora, 0,5 € equivale a cerca de 0,33 litros, ou seja, a percorrer 10 km, isto se não se tomar em linha de conta com o preço/km devido à desvalorização da moto. Fazendo as contas bem feitas, os 0,5 € equivalem a cerca de 5 km (isto sem contar com o tempo que perdem... ou será que o vosso tempo não tem preço?). Portanto, mesmo que a gasolina seja a mesma, excepto no preço, não vale a pena desviarem-se 2,5 km (ida e volta são 5) do vosso caminho para abastecer!
Conclusão: A melhor escolha é abastecer na primeira bomba que aparecer depois da luz da reserva começar a piscar!
Dias- Mensagens : 5629
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)
Bem agora sou eu
Falando por experiência própria isto com o enlatado (nissan micra 1.0 de 97)
Desde que o comprei em Janeiro deste ano só bebe 95 Repsol (isto por marcas brancas não existe por estes lados), um dia venho eu das compras e vejo lá um homem a rondar o carro (pensei logo que o queria roubar mas afinal era o antigo dono ) uma rápida conversa e ele então olha para o escape e pergunta ,isto está a levar 95 não é? Isto olhando só para o escape . Disse-me então que carro na mãos dele desde que o tinha comprado novo só tinha levado 98 (outros tempos e preços dos quais infelizmente não fiz parte)
Então depois de ter falado com ele decidi encher um de 98 a ver sentia diferença. Em andamento nada, consumos iguais, só que a partir desse deposito o carro custa a pegar a frio, mesmo voltando outra vez para a 95 que não estou para dar tanto dinheiro pela 98. Troquei a bateria (pois já precisava) e continua igual não sei se foi coincidência mas foi a partir desse deposito (tenho que falar com o mecânico ainda).
Para a mota acho que vou optar mesmo pela 98 devido à já referida taxa de compressão. E para quem sempre foi habituado a deitar 40€ de cada vez que vai à bomba é uma maravilha, à 2 dois fui lá com a mota estava quase na reserva e deitei 98 até encher depois a máquina "dispara" nos 8€ e poucos ainda fui ver e abanar o deposito a ver se estava cheio
Falando por experiência própria isto com o enlatado (nissan micra 1.0 de 97)
Desde que o comprei em Janeiro deste ano só bebe 95 Repsol (isto por marcas brancas não existe por estes lados), um dia venho eu das compras e vejo lá um homem a rondar o carro (pensei logo que o queria roubar mas afinal era o antigo dono ) uma rápida conversa e ele então olha para o escape e pergunta ,isto está a levar 95 não é? Isto olhando só para o escape . Disse-me então que carro na mãos dele desde que o tinha comprado novo só tinha levado 98 (outros tempos e preços dos quais infelizmente não fiz parte)
Então depois de ter falado com ele decidi encher um de 98 a ver sentia diferença. Em andamento nada, consumos iguais, só que a partir desse deposito o carro custa a pegar a frio, mesmo voltando outra vez para a 95 que não estou para dar tanto dinheiro pela 98. Troquei a bateria (pois já precisava) e continua igual não sei se foi coincidência mas foi a partir desse deposito (tenho que falar com o mecânico ainda).
Para a mota acho que vou optar mesmo pela 98 devido à já referida taxa de compressão. E para quem sempre foi habituado a deitar 40€ de cada vez que vai à bomba é uma maravilha, à 2 dois fui lá com a mota estava quase na reserva e deitei 98 até encher depois a máquina "dispara" nos 8€ e poucos ainda fui ver e abanar o deposito a ver se estava cheio
Abrotea- Mensagens : 109
Mota : Honda cb500f Ex:Honda Cbr 125r
Oh Dias, 100% de acordo.
Dou o exemplo do dia de hoje. Vivo em Odivelas, e normalmente meto gasolina na Repsol pois tenho um cartão que me dá 6c de desconto (se for ao fim de semana acumula com uma promoção de fds de mais uns cêntimos). No entanto às vezes quando já estou atrasado ou a vapores vou à BP que é quase em frente à minha casa. Sim, a BP é mais cara, mas estamos a falar de uma diferença tão pequena entre depósitos cheios a olho (sim, eu encho a olho... vai mesmo com o descanso lateral e com um pouco de gasosa acima da marca lateral do depósito; o "olhómetro") que honestamente não paga o meu tempo ou pachorra (ou risco de ficar seco a caminho da outra bomba)
Já deixei de abastecer o carro no fds na Repsol, que fica uns bons1-2 euros mais barato só porque estou quentinho em casa e penso "nah... ir para a rua a chover e frio não vale 1 ou 2 euros..."
Comodista, eu? =P
Dou o exemplo do dia de hoje. Vivo em Odivelas, e normalmente meto gasolina na Repsol pois tenho um cartão que me dá 6c de desconto (se for ao fim de semana acumula com uma promoção de fds de mais uns cêntimos). No entanto às vezes quando já estou atrasado ou a vapores vou à BP que é quase em frente à minha casa. Sim, a BP é mais cara, mas estamos a falar de uma diferença tão pequena entre depósitos cheios a olho (sim, eu encho a olho... vai mesmo com o descanso lateral e com um pouco de gasosa acima da marca lateral do depósito; o "olhómetro") que honestamente não paga o meu tempo ou pachorra (ou risco de ficar seco a caminho da outra bomba)
Já deixei de abastecer o carro no fds na Repsol, que fica uns bons1-2 euros mais barato só porque estou quentinho em casa e penso "nah... ir para a rua a chover e frio não vale 1 ou 2 euros..."
Comodista, eu? =P
Dissidente- Mensagens : 5650
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI
Eu só meto 98 e de preferencia da Bp ,noto um trabalhar (relanti)mais certo e desenvolve mais . Noto estas diferenças em relaçao a de 95 . E vou continuar a consumir de 98. é mais cara ,mas como ando pouco e o consumo da moto não é grande ,prefiro a 98. Acredito que nalgumas motos como é referido aqui no Forum ,os seus donos naõ notam diferença,mas eu na minha Honda CBR noto,por isso 98 para dentro!
Paulo Ninja- Mensagens : 717
Mota : Ex Honda cbr125rw , Kawasaki Ninja
jjmaia escreveu:lteixeira escreveu:jjmaia escreveu:Ainda que defenda as low cost, desta vez não.
Ps: lógicamente a DECO proteste teve de aproveitar a situação para angariar mais clientes, afinal é com os clientes que a DECO obtem que consegue estes maravilhosos testes
Não é uma opinião, 12k km é demasiado pouco para se sentir diferenças.
Sim, é uma palhaçada porque este teste não permite concluir absolutamente nada, e não passa de uma manobra de marketing.
Se é mau ser uma manobra de marketing? Claro que não, mas que ao menos fizessem um teste como deve de ser. Falta uma análise química, testes em banco, e 12000 km não é nada!
Uma coisa era testar quimicamente, outra é atestar e ver se há diferenças. Nunca carros há, noutros não.
Outro argumento: O que é que a deco percebe de carros e combustíveis? O mesmo que eu de Tango, ou seja, nada.
Lá fora fazem-se estudos sérios, com laboratórios e outras instituições, e não pseudo-testes que têm como único objectivo angariar clientes.
Não estou a defender a galp, por mim podem arder todos, mas se é para fazer testes que sejam científicos e bem realizados, e não esta treta para encher chouriços ao povo.
Mas numa coisa tenho que concordar: Um dos objectivos do gasóleo aditivado é o de manter o motor limpo, e isso é claramente impossível dado o motor diesel ser porco por natureza
Sou associado da Deco e já tinha lido sobre o teste que fizeram e foram não 12km mas sim 12.000Km se isto não quer dizer nada,força continuem a ser enganados que eles agradecem.
Carlos Manuel Silva- Mensagens : 41
Mota : Keeway RKF 125
jose antonio lobo escreveu:Malta eu não sou tecnico nem coisa que se pareça mas se nós recuarmos uns anitos atrás antes desta coisas da CEE só havia 2 combustiveis SUPER eGASOLEO.Já lá vai o tempo que havia a NORMAL que maior parte dos veiculos até 1969 como FIAT 600 SIMCA 1000 FORD CORTINA AUSTIN MORRIS CAROCHAS 1100,1200 ETC ERAM ALIMENTADOS com este combustivel que tinha as 95 octanas.A partir dai todos os carros e com o aparecimento da SUPER que tinha 98 octanas tudo começou a utilizar a SUPER pois dava um melhor performance tanto no desenvolver do carro como nas afinações dos carburadores.Com a entrada da CEE já a GASOLINA NORMAL poucos postos de abastecimento a tinham e acabaram e a SUPER devido ao composto de chumbo que ela continha pois emitia muito hidroxido de carbono para a atmosfera os cranios das fabricas inventaram o catalisador aonde a gasolina Super não podia entrar pois daria cabo desse componente.Começaram em principios de 1993 a afamada gasolina 95 sem chumbo e colocaram a 98 sem chumbo para os veiculos de 1993 para tras para a utilizarem só que o preço foi logo muito mais caro quando era a SUPER.O paleio foi que os carros antigos iam as oficinas das marcas faziam a afinaçãozinha par utilizarem a 95 o que é certo é gastava-se um balurdio e os carros não davam o rendimento como era com a SUPER.Eu posso disser que aconteceu comigo a á custa disso foi 2 juntas de cabeça que sustitui a um mini metro que vinha lá com o selo de fabrica a dizer adpatado para levar 95 e o que é certo com SUPER uma maravilha com 95 apertava com ele resultado queimava as juntas de cabeça.Quero eu disser com isto que todos os veiculos que agora são a injecção começou nos automoveis e já vai nas motos começou nas de grande cilindrada e agora quase todas as 125 já são a injecção a gasolina 95 é adptada para elas a 98 era para as antigas por ex:A minha pan european era de 93 que na altura só havia a SUPER e começou a aparecer a95 o que é certo eu punha-le 95 ela falhava por todo lado punha-le a 98 e o trabalhar era outro afinal de que me valia as ditas afinações para levar 95.Tudo isto é o meu historial das gasolinas agora se tem mais aditivos umas que outras?Eu por vezes pergunto aos motoristas dos camiões como é e eles todos me dizem aonde enchemos camiões com marca,como GALP,BP,REPSOL,ETC eles tambem enchem só que os camiões estão em branco e os outros pintados á marca das gasolineiras e esta hem!
Tudo o que disses-te é quase verdade.
Relativamente ás gasolinas antigas, versus novas é verdade e acrescento que a gasolina 95 não tem 95 octanas, tem 91, e recomendo vivamente a que se utilize a 98 por razões obvias, tem mais octanas.
Recomendo tambem que nos carros mais antigos utilizem sem chumbo 98 normal e nada de especiais de corrida.
Relativamente aos camioes serem abastecidos todos no mesmo sitio e o mesmo camião fazer varios fretes, tambem é verdade, mas o que não é verdade é serem todas iguais, pois não são.
Poe exemplo, quem fornece os combustiveis ao jumbo é a Cepsa e os combustiveis fornecidos são diferentes e sei o que estou a dizer.
RICOANA- Mensagens : 101
Mota : VISION 110
Relativamente ao estudo da Deco, aquilo é mesmo uma palhaçada, então o combustivel mais caro é igual ao low-cost?!!!!
Então porque é que quando coloco gasoleo nas marcas brancas, os filtros de gasolina ficam todos pretos?!!!! Porque é que o carro não tem força, porque é que o carro gasta mais combustivel para fazer o mesmo trajecto?
Bem faço eu que coloco só BP, aqui na zona com desconto o gasoleo esta a 1.35 euros, as outras não sei.......
Então porque é que quando coloco gasoleo nas marcas brancas, os filtros de gasolina ficam todos pretos?!!!! Porque é que o carro não tem força, porque é que o carro gasta mais combustivel para fazer o mesmo trajecto?
Bem faço eu que coloco só BP, aqui na zona com desconto o gasoleo esta a 1.35 euros, as outras não sei.......
RICOANA- Mensagens : 101
Mota : VISION 110
RICOANA escreveu:jose antonio lobo escreveu:Malta eu não sou tecnico nem coisa que se pareça mas se nós recuarmos uns anitos atrás antes desta coisas da CEE só havia 2 combustiveis SUPER eGASOLEO.Já lá vai o tempo que havia a NORMAL que maior parte dos veiculos até 1969 como FIAT 600 SIMCA 1000 FORD CORTINA AUSTIN MORRIS CAROCHAS 1100,1200 ETC ERAM ALIMENTADOS com este combustivel que tinha as 95 octanas.A partir dai todos os carros e com o aparecimento da SUPER que tinha 98 octanas tudo começou a utilizar a SUPER pois dava um melhor performance tanto no desenvolver do carro como nas afinações dos carburadores.Com a entrada da CEE já a GASOLINA NORMAL poucos postos de abastecimento a tinham e acabaram e a SUPER devido ao composto de chumbo que ela continha pois emitia muito hidroxido de carbono para a atmosfera os cranios das fabricas inventaram o catalisador aonde a gasolina Super não podia entrar pois daria cabo desse componente.Começaram em principios de 1993 a afamada gasolina 95 sem chumbo e colocaram a 98 sem chumbo para os veiculos de 1993 para tras para a utilizarem só que o preço foi logo muito mais caro quando era a SUPER.O paleio foi que os carros antigos iam as oficinas das marcas faziam a afinaçãozinha par utilizarem a 95 o que é certo é gastava-se um balurdio e os carros não davam o rendimento como era com a SUPER.Eu posso disser que aconteceu comigo a á custa disso foi 2 juntas de cabeça que sustitui a um mini metro que vinha lá com o selo de fabrica a dizer adpatado para levar 95 e o que é certo com SUPER uma maravilha com 95 apertava com ele resultado queimava as juntas de cabeça.Quero eu disser com isto que todos os veiculos que agora são a injecção começou nos automoveis e já vai nas motos começou nas de grande cilindrada e agora quase todas as 125 já são a injecção a gasolina 95 é adptada para elas a 98 era para as antigas por ex:A minha pan european era de 93 que na altura só havia a SUPER e começou a aparecer a95 o que é certo eu punha-le 95 ela falhava por todo lado punha-le a 98 e o trabalhar era outro afinal de que me valia as ditas afinações para levar 95.Tudo isto é o meu historial das gasolinas agora se tem mais aditivos umas que outras?Eu por vezes pergunto aos motoristas dos camiões como é e eles todos me dizem aonde enchemos camiões com marca,como GALP,BP,REPSOL,ETC eles tambem enchem só que os camiões estão em branco e os outros pintados á marca das gasolineiras e esta hem!
Tudo o que disses-te é quase verdade.
Relativamente ás gasolinas antigas, versus novas é verdade e acrescento que a gasolina 95 não tem 95 octanas, tem 91, e recomendo vivamente a que se utilize a 98 por razões obvias, tem mais octanas.
Recomendo tambem que nos carros mais antigos utilizem sem chumbo 98 normal e nada de especiais de corrida.
Relativamente aos camioes serem abastecidos todos no mesmo sitio e o mesmo camião fazer varios fretes, tambem é verdade, mas o que não é verdade é serem todas iguais, pois não são.
Poe exemplo, quem fornece os combustiveis ao jumbo é a Cepsa e os combustiveis fornecidos são diferentes e sei o que estou a dizer.
Ricardo, os combustiveis são iguais. o que é diferente são os aditivos. Na cepsa tem aditivos, no jumbo não.
na galp tem aditivos, no intermarché não.
ms acredito vivamente quando quando o Dias diz que o consumidor (nós) é que paga as publicidades. veja-se por exemplos as publicidades da galp vs intermarché ou jumbo.
nunes- Mod
Mota : Honda PCX (cinzenta)
Página 4 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6