Quem está conectado?
Há 134 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 134 visitantes :: 3 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 517 em Ter 15 Out - 10:54
Travão da frente RKV
+11
Marco Machado
jlirio
infiltrado
Jorge Mata
José Vilela
Dias
veiga
TMA
ravenmaster
Sérgio B
Mtaliko
15 participantes
F125cc.com :: Marcas :: Marcas & Modelos 125cc :: Keeway :: Questões Técnicas
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Travão da frente RKV
Mais alguém nota a travagem da frente da rkv não ser regular?
A minha trava aos "soluços", ou seja, noto que meio disco trava mais do que a outra metade e isso faz uma travagem irregular.
O disco foi para a garantia mas devolveram-no dizendo que não tinha problemas e disseram que era normal a travagem ser assim.
Sou o unico a ter este problema e a não acreditar que isto seja normal?
Cumprimentos a todos
A minha trava aos "soluços", ou seja, noto que meio disco trava mais do que a outra metade e isso faz uma travagem irregular.
O disco foi para a garantia mas devolveram-no dizendo que não tinha problemas e disseram que era normal a travagem ser assim.
Sou o unico a ter este problema e a não acreditar que isto seja normal?
Cumprimentos a todos
Mtaliko- Mensagens : 13
Mota : keeway rkv 125
Re: Travão da frente RKV
A mim não me parece nada normal... Não será disco empenado?
infiltrado- Mensagens : 127
Mota : MH7
Li que era "normal" em algumas Superlight agora em RKV nunca tinha lido.
Sérgio B- Mensagens : 258
Mota : Famel XF-17 e Piaggio Fly 125
Bom dia,
Tens duas hipóteses:
*A mais provável,é a má qualidade das pastilhas do travão que,como o companheiro Sergio B referiu muito bem;também se notou nas Superlight.Eu já mencionei que as pastilhas na minha são muito macias...
*A outra é menos provável...mas pode ter entrado água no sistema de travagem...
Se souberes,tira as pastilhas e dá-lhes uma lixadela,já dá para tirar a dúvida.
P.S-Se te voltarem a dizer que é "normal" a moto travar assim,manda-os f#der e pede logo o livrinho amarelo.É da tua segurança que estão a falar.
Um abraço
Tens duas hipóteses:
*A mais provável,é a má qualidade das pastilhas do travão que,como o companheiro Sergio B referiu muito bem;também se notou nas Superlight.Eu já mencionei que as pastilhas na minha são muito macias...
*A outra é menos provável...mas pode ter entrado água no sistema de travagem...
Se souberes,tira as pastilhas e dá-lhes uma lixadela,já dá para tirar a dúvida.
P.S-Se te voltarem a dizer que é "normal" a moto travar assim,manda-os f#der e pede logo o livrinho amarelo.É da tua segurança que estão a falar.
Um abraço
José Vilela- Mensagens : 553
Mota : Keeway Superlight Ed.lda ( A preta )
Não noto nada disso na minha... reclama!
ravenmaster- Mensagens : 230
Mota : Keeway RKV 125
Nunca tive esse problema.
Na revisão da minha aos 9000 Kilometros, troquei o óleo de travões para o dot 5.1 e as pastilhas, e nota-se uma melhoria na qualidade de travagem.
Cumps
Na revisão da minha aos 9000 Kilometros, troquei o óleo de travões para o dot 5.1 e as pastilhas, e nota-se uma melhoria na qualidade de travagem.
Cumps
TMA- Mensagens : 112
Obrigado pelas respostas.
Vou seguir o conselho do amigo JMRVilela e vou tentar retirar as pastilhas e lixa-las porque eu acho que o problema deve ser do disco ou das pastilhas porque o "soluçar" varia conforme a velocidade da mota e isso descarta algum problema no sistema hidraulico.
O disco visualmente não parece empenado e nao se sente na manete do travão, senão for isso das pastilhas fico sem ideia de onde poderá ser o problema.
A oficina onde comprei a mota tentou resolver o problema enviando o disco para o importador e como a resposta foi que o disco estava bom, tentou-me convencer que era normal a mota travar desta forma e não se mostraram interessados em resolver o problema, por isso vou tentar resolver eu próprio o problema para não me chatear.
Cumprimentos
Vou seguir o conselho do amigo JMRVilela e vou tentar retirar as pastilhas e lixa-las porque eu acho que o problema deve ser do disco ou das pastilhas porque o "soluçar" varia conforme a velocidade da mota e isso descarta algum problema no sistema hidraulico.
O disco visualmente não parece empenado e nao se sente na manete do travão, senão for isso das pastilhas fico sem ideia de onde poderá ser o problema.
A oficina onde comprei a mota tentou resolver o problema enviando o disco para o importador e como a resposta foi que o disco estava bom, tentou-me convencer que era normal a mota travar desta forma e não se mostraram interessados em resolver o problema, por isso vou tentar resolver eu próprio o problema para não me chatear.
Cumprimentos
Boas,
Só mais uma coisa,já tiveste que repor óleo no sistema hidráulico?Sabes se na oficina já fizeram alguma intervenção do género na tua moto?
Se depois da lixadela nas pastilhas,o problema continuar.Aconselho-te a pedir que na oficina sangrem o sistema;mas fica por lá para veres que óleo metem,abaixo de DOT 4 esquece lá isso.Se a lixadela resolver...mete outras pastilhas sem ser Keeway,há compatíveis e melhores.
Um abraço
Só mais uma coisa,já tiveste que repor óleo no sistema hidráulico?Sabes se na oficina já fizeram alguma intervenção do género na tua moto?
Se depois da lixadela nas pastilhas,o problema continuar.Aconselho-te a pedir que na oficina sangrem o sistema;mas fica por lá para veres que óleo metem,abaixo de DOT 4 esquece lá isso.Se a lixadela resolver...mete outras pastilhas sem ser Keeway,há compatíveis e melhores.
Um abraço
Boas,JMRVilela escreveu:Boas,
Um abraço
Nunca foram mexidos os travões. A mota só tem 2500kms e o problema já existe desde inicio.
Nas primeiras voltas senti isto e pensei que seria gordura no disco devido a uma possivel montagem da mota com as mãos com oleo, deixei andar e decidi limpar o disco com alcool mas nao resolveu.
Na altura que fui á oficina para a primeira revisao dos 1000kms falei no problema e eles reapertaram-me o disco mas nada mudou.
Desta ultima reclamação decidiram mandar o disco para o importador, fico uma semana sem mota e o importador diz que o disco está bom...
Quanto custarão umas pastilhas em condições?
Cumprimentos
Última edição por Mtaliko em Ter 27 Nov - 20:46, editado 1 vez(es)
Mandar o disco para o importador?
Ficava mais barato colocarem outro!
Cá para mim nem mexeram na moto, quando mais enviar o disco fosse para onde fosse!
Na zona n existe outra oficina Keeway? Se sim vai lá e conta o que se pa
Ficava mais barato colocarem outro!
Cá para mim nem mexeram na moto, quando mais enviar o disco fosse para onde fosse!
Na zona n existe outra oficina Keeway? Se sim vai lá e conta o que se pa
veiga- Mensagens : 2876
Mota : Sym GTS 300i Evo
Concordo com o veiga não só pelo que ele disse como porque não faz sentido mandar apenas o disco quando há a hipótese de ser um empeno de origem.
O disco é fixado com parafusos à jante, seja directamente ou com uma peça intemédia, e basta que qualquer um esteja empenado, mal rectificado ou que tenha ficado uma rebarba, limalha ou qualquer porcaria na zona de aperto para aparecer um empeno.
O disco é fixado com parafusos à jante, seja directamente ou com uma peça intemédia, e basta que qualquer um esteja empenado, mal rectificado ou que tenha ficado uma rebarba, limalha ou qualquer porcaria na zona de aperto para aparecer um empeno.
Dias- Mensagens : 5629
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)
Bom dia,
O sistema de travagem,não é só o disco.Se calhar nem verificaram a parte das maxilas que apertam os calços contra o disco.
Se tem assim tão pouca quilometragem e sempre sofreu desse sintoma,deve ser algum defeito qualquer na montagem.De qualquer maneira vê as pastilhas,as de origem são uma boa porcaria.
Um abraço
O sistema de travagem,não é só o disco.Se calhar nem verificaram a parte das maxilas que apertam os calços contra o disco.
Se tem assim tão pouca quilometragem e sempre sofreu desse sintoma,deve ser algum defeito qualquer na montagem.De qualquer maneira vê as pastilhas,as de origem são uma boa porcaria.
Um abraço
Boas pessoal.
Já que falam no assunto tenho que concordar que no principio fiquei um bocado desconfiado com esse soluçar, apenas na frente. Depois com os quilómetros foi passando, no entanto, de vez em quando ainda noto qualquer coisa.
Tenho que pesquisar na net onde comprar outras pastilhas, só espero que haja material compativel com a Keeway e que não apanhe a primeira decepção, ou seja, que ainda não haja fabricantes especializados a fabricar material de gama superior para a Keeway...vou pesquisar.
Abraços para o pessoal deste GRANDE forum!
Já que falam no assunto tenho que concordar que no principio fiquei um bocado desconfiado com esse soluçar, apenas na frente. Depois com os quilómetros foi passando, no entanto, de vez em quando ainda noto qualquer coisa.
Tenho que pesquisar na net onde comprar outras pastilhas, só espero que haja material compativel com a Keeway e que não apanhe a primeira decepção, ou seja, que ainda não haja fabricantes especializados a fabricar material de gama superior para a Keeway...vou pesquisar.
Abraços para o pessoal deste GRANDE forum!
Jorge Mata- Mensagens : 47
Nada resolveu lixar as pastilhas
Desmontei a maxila, retirei as pastilhas, lixei-as e ficaram com melhor aspecto. Antes de monta-las limpei o disco dos dois lados com álcool para retirar todos os detritos e siga pastilhas ao sitio. Nas primeiras travagens a aderência estava fraca devido ao álcool, mas quando começou a travar notou-se logo o soluçar por isso calculo que o problema não seja das pastilhas nem maxilas mas talvez do disco ou mesmo do suporte onde aperta o disco que acho que faz parte da roda.
Agora o que fazer a seguir é que não sei...
As pastilhas antes de as lixar:
imageshack.us/photo/my-images/26/img20121128181231.jpg
Após:
imageshack.us/photo/my-images/94/img20121128181649.jpg
Cumprimentos a todos
Desmontei a maxila, retirei as pastilhas, lixei-as e ficaram com melhor aspecto. Antes de monta-las limpei o disco dos dois lados com álcool para retirar todos os detritos e siga pastilhas ao sitio. Nas primeiras travagens a aderência estava fraca devido ao álcool, mas quando começou a travar notou-se logo o soluçar por isso calculo que o problema não seja das pastilhas nem maxilas mas talvez do disco ou mesmo do suporte onde aperta o disco que acho que faz parte da roda.
Agora o que fazer a seguir é que não sei...
As pastilhas antes de as lixar:
imageshack.us/photo/my-images/26/img20121128181231.jpg
Após:
imageshack.us/photo/my-images/94/img20121128181649.jpg
Cumprimentos a todos
Tenta ver se o disco esta empenado, metes a mota num cavalete e rodas a roda da frente e tentas ver isso.. tipo podes travar só um pouco e rodar a roda para ver se trava mais em alguma zona do disco, se sim fazes uma marca e tentas ver se ai o disco está alinhado.
Se não vires nada de anormal, troca o óleo, pode ter ar ou perdido alguma densidade e por isso perder compressão (não me parece muito lógico mas trocar o óleo não vai fazer mal nenhum)..
good work
Se não vires nada de anormal, troca o óleo, pode ter ar ou perdido alguma densidade e por isso perder compressão (não me parece muito lógico mas trocar o óleo não vai fazer mal nenhum)..
good work
infiltrado escreveu:Tenta ver se o disco esta empenado, metes a mota num cavalete e rodas a roda da frente e tentas ver isso.. tipo podes travar só um pouco e rodar a roda para ver se trava mais em alguma zona do disco, se sim fazes uma marca e tentas ver se ai o disco está alinhado.
good work
Bom dia!
Está complicado
Próximo passo,sugestão do companheiro infiltrado,com o material sugerido pelo companheiro TMA.
Isso é o que deveriam ter feito na oficina onde levaste a moto,excluir hipóteses...mas isso dá trabalho,é mais fácil dizer que é normal estar a travar assim.
Um abraço
Boas pessoal.
Encontrei este ensaio da RKV e onde eles falam claramente numa vibração do trem da frente durante a travagem....dizem que é dos rodamientos?????? o que quererão dizer com esta palavra? Será rolamentos?
Aqui fica o link deste ensaio http://www.arpem.com/pruebas/motos/keeway/2011/rkv-125/prueba.html
"Los frenos tienen buen mordiente, el tacto en la maneta y el pedal de freno es correcto, no perfecto, pero si bueno y sólo cuando te pasas mucho empiezan a desfallecer: no va a ocurrirte en una carretera normal, vamos. Si frenas muy fuerte hasta detener la moto (o casi) si notarás que transmite una cierta vibración en el tren delantero: los rodamientos de dirección podrían ser mejores, un mal endémico todavía de las motos de origen chino."
Abraços.
Encontrei este ensaio da RKV e onde eles falam claramente numa vibração do trem da frente durante a travagem....dizem que é dos rodamientos?????? o que quererão dizer com esta palavra? Será rolamentos?
Aqui fica o link deste ensaio http://www.arpem.com/pruebas/motos/keeway/2011/rkv-125/prueba.html
"Los frenos tienen buen mordiente, el tacto en la maneta y el pedal de freno es correcto, no perfecto, pero si bueno y sólo cuando te pasas mucho empiezan a desfallecer: no va a ocurrirte en una carretera normal, vamos. Si frenas muy fuerte hasta detener la moto (o casi) si notarás que transmite una cierta vibración en el tren delantero: los rodamientos de dirección podrían ser mejores, un mal endémico todavía de las motos de origen chino."
Abraços.
Jorge Mata- Mensagens : 47
O google é nosso amigo
rodamientos:
Mas não me parece que seja o teu caso.. eles referem-se à falta de qualidade dos rolamentos de direção que provoca vibração (presente em todas as chinesas) e não a falhas na travagem..
rodamientos:
Mas não me parece que seja o teu caso.. eles referem-se à falta de qualidade dos rolamentos de direção que provoca vibração (presente em todas as chinesas) e não a falhas na travagem..
A minha tambem faz o mesmo desde o inicio, nunca me deram uma resposta conclusiva .
Esta semana estava de ferias a contar leva-la a outra oficina mas a chuva adiou tudo.
A ver vamos depois dou feedback.
Esta semana estava de ferias a contar leva-la a outra oficina mas a chuva adiou tudo.
A ver vamos depois dou feedback.
jlirio- Mensagens : 68
Mota : Yamaha Yzf 600R Thundercat exKeeway RKV 125
quanto a mim ou é folga na direção ou o disco empenado, quanto ao ser normal como te disseram só se for normal na oficina deles
Marco Machado- Adm
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)
bem se os rolamentos estiveres lixados e pneu descalibrado vai sentir essa vibracao a partir dos 10 20 kmh
agora pergunto uma coisa a mota quando trava sentes a mota a balancar para os lados ou de frente para traz tipo abs?
agora pergunto uma coisa a mota quando trava sentes a mota a balancar para os lados ou de frente para traz tipo abs?
joaofandango- Mensagens : 275
Mota : YAMAHA YZF R125 (2010) YAMAHA FZX (1994) YAMAHA YZF R6 (2003)
N minha é para a frente e trasjoaofandango escreveu:bem se os rolamentos estiveres lixados e pneu descalibrado vai sentir essa vibracao a partir dos 10 20 kmh
jlirio- Mensagens : 68
Mota : Yamaha Yzf 600R Thundercat exKeeway RKV 125
exactamente, para a frente e para tras.
Entretanto ja troquei de pneus por uns michelin e melhorou muito a tracção mas nao mudou nada nesse balançar com o travao da frente.
Para mim é disco empenado, mas eles dizem que é normal e que o disco está bom...
Entretanto ja troquei de pneus por uns michelin e melhorou muito a tracção mas nao mudou nada nesse balançar com o travao da frente.
Para mim é disco empenado, mas eles dizem que é normal e que o disco está bom...
ha mecanicos ou assim chamados que se lembram de cada uma, desde quando é normal uma coisa destas????? é que não entendo de certeza que se eles mandassem ou activassem a garantia o importador com certeza que resolvia o assunto mas dá muito trabalho reportar a avaria e activar a garantia
Marco Machado- Adm
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)
claro que eu nao posso confiar a 100% no mecanico, mas acho que ele nao me ia fazer ficar sem a mota 1 semana dizendo que mandava o disco para a garantia só para me "convencer".
Eu acho que ele mandou mesmo o disco para o importador e o importador é que não quer trocar o disco.
Ainda nao sei como resolver a situação
Eu acho que ele mandou mesmo o disco para o importador e o importador é que não quer trocar o disco.
Ainda nao sei como resolver a situação
isso é facil de saberes basta contactares o importador e expores o teu caso e ele sabe se foi realmente enviado alguma coisa para lá ou não.
tivemos o caso de um membro em que na oficina não lhe conseguiam resolver a avaria da mota penso que por 3 vezes e não contactavam o importador, o lesado contactou ele mesmo o importador e este por sua vez combinou com ele e mandou um mecanico deles a dita oficina e este em pouco tempo arranjou a mota e nunca mais deu problemas. é a penas um caso mas pode acontecer mais vezes.
tivemos o caso de um membro em que na oficina não lhe conseguiam resolver a avaria da mota penso que por 3 vezes e não contactavam o importador, o lesado contactou ele mesmo o importador e este por sua vez combinou com ele e mandou um mecanico deles a dita oficina e este em pouco tempo arranjou a mota e nunca mais deu problemas. é a penas um caso mas pode acontecer mais vezes.
Marco Machado- Adm
como ja disseram antes levanta a mota e ve o disco se o mesmo estiver empenado vai a oficina e pede logo o livro de reclamacao pk podes ter algumas hipoteses
1ª disco enpenado
2ª pneu descalibrado (por vezes so se nota quando se trava principalmente a frente)
3ª direcao com folga
quanto a tioria do disco tavar mais num lado q o outro n va por ai.
eu acredito mais na folga na direcao (rolamentos na direcao)
mas a melhor maneira se a mota esta na garantia vais onde compras-te das a chave ao homen e diz para ir dar uma volta quando ele voltar so lhe tens de dizer 1 coisa tem 30 dias para arranjar a mota ou tem de te dar o dinheiro total de volta da mota a lei existe e para ser comprida (isto era o q eu fazia so deixei a minha opiniao chega de o povo ser otario)
boas curvas
1ª disco enpenado
2ª pneu descalibrado (por vezes so se nota quando se trava principalmente a frente)
3ª direcao com folga
quanto a tioria do disco tavar mais num lado q o outro n va por ai.
eu acredito mais na folga na direcao (rolamentos na direcao)
mas a melhor maneira se a mota esta na garantia vais onde compras-te das a chave ao homen e diz para ir dar uma volta quando ele voltar so lhe tens de dizer 1 coisa tem 30 dias para arranjar a mota ou tem de te dar o dinheiro total de volta da mota a lei existe e para ser comprida (isto era o q eu fazia so deixei a minha opiniao chega de o povo ser otario)
boas curvas
joaofandango- Mensagens : 275
Mota : YAMAHA YZF R125 (2010) YAMAHA FZX (1994) YAMAHA YZF R6 (2003)
Desculpem "desenterrar" o tópico..
A minha também tem o mesmo problema e pelo que tenho lido na net há mais alguns casos semelhantes por aí..
Já falei com o mecânico, quando for fazer a inspeção dos 4mil vão ver o que se passa.. Depois dou aqui o feedback!
A minha também tem o mesmo problema e pelo que tenho lido na net há mais alguns casos semelhantes por aí..
Já falei com o mecânico, quando for fazer a inspeção dos 4mil vão ver o que se passa.. Depois dou aqui o feedback!
moreno- Mensagens : 124
Mota : ??????? (ex-RKV125)
moreno escreveu:Desculpem "desenterrar" o tópico..
a minha nao tem nada disso trava bem e certinho , eu axo que ai esta o disco empanado o tipo da oficina que o troque é obrigaçao dele ,vejo por aqui comentarios de cada oficina que so querem é vender depois queixan se que os clientes nao compram ou vao a outro lado ,com vigaristas assim que se f...dao.e vao pras obras trabalha que de mecanica pescam puto!!!!
polimen- Mensagens : 74
Mota : yamaha xj 600 n
Ora cá vai mais um a desenterrar o tópico! :)
Sempre achei que o meu travão da frente bastante fraco. No início pensei que era da minha falta de experiência mas com o passar do tempo e depois de ter dado um toque numa carrinha (foi só um pequeno toque com a roda, felizmente) cheguei à conclusão que de facto aquilo mais parece um travão de bicicleta.
Quando fui ao stand fazer a revisão pedi para verem os travões and guess what? está tudo bem, pois claro! :)
Como já estou habituado a este tipo de respostas quando se trata dos enlatados lá de casa (foi assim que comecei a aprender sobre mecânica, há uns anos atrás) decidi ir por etapas:
1) Comprar óleo DOT4 e sangrar o travão.
2) Ajustar a inclinação da manete para se adaptar mais à minha mão.
2) Caso não melhore, procurar calços compatíveis de marcas decentes.
Bom, etapa 1 ultrapassada já vai para 3 semanas. O óleo que lá estava saiu cheio de lixo (para além das tão indesejáveis bolhas de ar), o que me levou a pensar que provavelmente a borracha do tubo não é grande coisa.
A segunda etapa foi feita de seguida e consegui à primeira encontrar uma inclinação que me parece mais adequada ao meu "jeito".
A diferença é notória. Já não sinto o travão tão esponjoso e consigo uma travagem mais eficaz. Ainda assim continuo a achar que a travagem deixa muito a desejar. Noto que o travão traseiro tem muito mais ataque (de qualquer maneira consegue fazer-se muito mais força com o pé, daí que não me admira muito esta diferença)
O terceiro passo está em progresso e penso que brevemente terei novidades. Depois publico aqui os resultados.
ps. desculpem o testamento!
Cumprimentos,
Moreno.
Sempre achei que o meu travão da frente bastante fraco. No início pensei que era da minha falta de experiência mas com o passar do tempo e depois de ter dado um toque numa carrinha (foi só um pequeno toque com a roda, felizmente) cheguei à conclusão que de facto aquilo mais parece um travão de bicicleta.
Quando fui ao stand fazer a revisão pedi para verem os travões and guess what? está tudo bem, pois claro! :)
Como já estou habituado a este tipo de respostas quando se trata dos enlatados lá de casa (foi assim que comecei a aprender sobre mecânica, há uns anos atrás) decidi ir por etapas:
1) Comprar óleo DOT4 e sangrar o travão.
2) Ajustar a inclinação da manete para se adaptar mais à minha mão.
2) Caso não melhore, procurar calços compatíveis de marcas decentes.
Bom, etapa 1 ultrapassada já vai para 3 semanas. O óleo que lá estava saiu cheio de lixo (para além das tão indesejáveis bolhas de ar), o que me levou a pensar que provavelmente a borracha do tubo não é grande coisa.
A segunda etapa foi feita de seguida e consegui à primeira encontrar uma inclinação que me parece mais adequada ao meu "jeito".
A diferença é notória. Já não sinto o travão tão esponjoso e consigo uma travagem mais eficaz. Ainda assim continuo a achar que a travagem deixa muito a desejar. Noto que o travão traseiro tem muito mais ataque (de qualquer maneira consegue fazer-se muito mais força com o pé, daí que não me admira muito esta diferença)
O terceiro passo está em progresso e penso que brevemente terei novidades. Depois publico aqui os resultados.
ps. desculpem o testamento!
Cumprimentos,
Moreno.
moreno- Mensagens : 124
Mota : ??????? (ex-RKV125)
Página 1 de 2 • 1, 2