Quem está conectado?
Há 96 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 96 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 517 em Ter 15 Out - 10:54
Qual é a gasolina que usas na tua Moto?
+39
Artur Costa
Helder Cruz
Dissidente
Joe
Star_Fire
crucem
Dias
TugAzeiteiro
PedroG
Lizard King
alexandre122
Cesar Silva
ravenmaster
GFerreira
Paulo Moura
Legendary
Fogueiras
etiko87
CM
Marco Machado
lteixeira
polimen
Lyma
helder santos
Maxsym
Bentley
Samouko
rei do alcatrao
paulo paulino
infiltrado
SN85
Paulo Ninja
cristiano_agostinho
tony 007
TMO
Pestinha
Sérgio B
elsobrolho
nuno mota
43 participantes
Página 3 de 3
Página 3 de 3 • 1, 2, 3
Qual é a gasolina que usas na tua Moto?
Re: Qual é a gasolina que usas na tua Moto?
Contrariamente aos meus princípios, usei 98 durante os primeiros kms de rodagem da Aquila (como tem uma "relação de compressão" maior do que 11, queria ter a certeza que não havia "coices" desnecessários durante a fase mais crítica da rodagem). A partir daí... é 95 da primeira bomba que estiver no caminho (seja ela qual for) quando a autonomia se ficar pelos 50 km!
Dias- Mensagens : 5629
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)
Despois de fazer muitas experiencias com várias marcas, sempre enchido o deposito totalmente vazio, desde a 95 à 98, quer de Inter ao Jmbo à 95 e 98 da Bpp, da Golp e da Rep.
As diferenças não me permitem tirar grande conclusão na minha Sym Wolf 125, tentando manter os mesmos trajectos e velocidades, coisa que não é possivel controlar a 100%
Concluio que:
Entre a 95 da mais barata comparando com a 98 mais cara a diferença de consumo ficou por 0.3 por litro aos 100 kh ando sempre entre os 80 a 105 km por hora e cerca de 80% feito sempre o Auto-estrada com rotações de 7.000 a 9.000.
Fiz médias de consumo entre 2.6 - 2.9 sempre a puchar pelo bicho.
Resultados praticos da 95 para a 98 existe alguma diferença em termos de rapidez de aceleração.
Resultado continuarei a usar da mais barata e de vez enquando encho um deposito da 98 da cara por motivos de consciencia.
A experiencia não teve rigor cientifico, nem foi feita em laboratório por isso, acho que não passa da minha opinião.
As diferenças não me permitem tirar grande conclusão na minha Sym Wolf 125, tentando manter os mesmos trajectos e velocidades, coisa que não é possivel controlar a 100%
Concluio que:
Entre a 95 da mais barata comparando com a 98 mais cara a diferença de consumo ficou por 0.3 por litro aos 100 kh ando sempre entre os 80 a 105 km por hora e cerca de 80% feito sempre o Auto-estrada com rotações de 7.000 a 9.000.
Fiz médias de consumo entre 2.6 - 2.9 sempre a puchar pelo bicho.
Resultados praticos da 95 para a 98 existe alguma diferença em termos de rapidez de aceleração.
Resultado continuarei a usar da mais barata e de vez enquando encho um deposito da 98 da cara por motivos de consciencia.
A experiencia não teve rigor cientifico, nem foi feita em laboratório por isso, acho que não passa da minha opinião.
crucem- Mensagens : 37
Mota : Sym Fiddle e Sym Wolf
Posso discordar?crucem escreveu:... A experiencia não teve rigor cientifico, nem foi feita em laboratório por isso, acho que não passa da minha opinião.
Fizeste o que pode haver de mais "científico", i.e., descrever as condições da experiência! Como diz o ditado, "quem não gostar... coma menos" ou apresente argumentos contrários.
Além disso, quem é que disse (magister dixit) que a Ciência demonstra irrefutavelmente alguma coisa?
Galp 98!!!
Pelos meus testes ela da 95 pra 98 desenvolve melhor qualquer coisa, quanto aos consumos ainda não testei.
Pelos meus testes ela da 95 pra 98 desenvolve melhor qualquer coisa, quanto aos consumos ainda não testei.
Star_Fire- Mensagens : 59
Mota : I-Moto Tiger SM 125
Bp 95.... na Rebel notava a diferença entre a 95 e 98 nomeadamente no trabalhar....mais certinho sem grande tremideira e em andamento pouca muito pouca diferença..... com a Savage ainda não experimentei
Fogueiras- Mensagens : 5833
Mota : Honda REBEL 125 / Suzuki Ls650 Savage
esse tractor 650 papa qualquer coisa, se lhe meteres bagaço ou diluente ela não diz que não ehehe...
Joe- Mensagens : 1710
Mota : STRADA 125 / SUZUKI GSXR 750/Suzuki GZ 250/Suzuki DR 650 RSE/kawasaki ZZR/Suzuki GSX750F/Jawa 350
E não só as 650! A minha trotineta já trabalhou com naftalina dissolvida em diluente (para usar pouco solvente e poder filtrar antes de deitar no depósito) e álcool metílico.Joe escreveu:esse tractor 650 papa qualquer coisa, se lhe meteres bagaço ou diluente ela não diz que não ehehe...
Agora bagaço na moto?... Mal-empregado!!!
papa e bem eh eh eh eh
o proximo deposito ponho 98 para ver como lida com a coisa
o proximo deposito ponho 98 para ver como lida com a coisa
Eu na minha meto gasóleo agricula é muito mais barato ...só tem um problema ... aí na "casa" dos 200 Km/h começa a deitar um fumo verde...
Paulo Ninja- Mensagens : 717
Mota : Ex Honda cbr125rw , Kawasaki Ninja
Esta "discussão" vai longa...mas só uma dúvida mais uma...
Normalmente ponho 95 na minha WR, mas a dias pus 98, e ou foi impressão minha a tipa engasgou com pinho enrolado
Continuo sem saber... na dúvida voltei a 95 Estarei certo?
Normalmente ponho 95 na minha WR, mas a dias pus 98, e ou foi impressão minha a tipa engasgou com pinho enrolado
paulo paulino- Mensagens : 1659
Mota : Yamaha Tracer 700
Paulino, quantos km's já fizeste com 98?
No manual da mota indica que pode levar 95 e 98? (a maioria pode)
No manual da mota indica que pode levar 95 e 98? (a maioria pode)
Dissidente- Mensagens : 5650
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI
sempre e só BP ultimate.
rei do alcatrao- Mensagens : 941
Mota : yamaha cygnus e xj6f
Perguntei porque quando mudas o número de octanas da gasolina que costumas colocar em motores de injecção é normal durante uns km's o motor funcionar de forma mais irregular, enquanto a centralina se adapta à nova gasolina. Por vezes até demora mais que um depósito, dependendo da utilização que se faça da mota.
Dissidente- Mensagens : 5650
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI
noto diferença entre a 95 e 98....... quase sempre abasteço BP
:fixe:o motor agradece
Se eu bebo qualquer coisa, a minhas bicharocas de 2 rodas também.
Prefiro dar-lhes 98oct e de gasolineiras de renome, mas se tiver o alerta de reserva atesto na primeira que aparecer.
Noto uma grande diferença de 95oct para 98oct, não tanto na velocidade ou aceleração mas principalmente nas manobras em ponto de embraiagem, em que o motor se apresenta mais linear, mais controlável.
Sai do bolso, pois a Efigénia bebe bem, mas tento tratar dela de forma a que me trate bem.
Prefiro dar-lhes 98oct e de gasolineiras de renome, mas se tiver o alerta de reserva atesto na primeira que aparecer.
Noto uma grande diferença de 95oct para 98oct, não tanto na velocidade ou aceleração mas principalmente nas manobras em ponto de embraiagem, em que o motor se apresenta mais linear, mais controlável.
Sai do bolso, pois a Efigénia bebe bem, mas tento tratar dela de forma a que me trate bem.
Helder Cruz- Mensagens : 8369
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750
Paulino, na Virago nas 3 vezes que usei 98 aconteceu-me o mesmo, e daí usar sempre 95.ppaulino escreveu:Esta "discussão" vai longa...mas só uma dúvida mais uma...
Na Marada já usei de tudo, Gasolinas caras, low coast, 95,98 e não noto diferença absolutamente nenhuma, como no "livrinho" dela aconselham a usar acima de 93, é fácil adivinhar a qual uso agora não é?
Pensaram logo na 95 do Intermarché mas não, ponho 95 da BP com o cartão poupa mais do Pingo Doce
Artur Costa- Mensagens : 1210
Mota : Hondas VF 750cc e Deauville 650cc
Obrigado pelas dicas.penso k até hoje apenas 2 ou 3 vezes atestei k 98.t Talvez seja a demora da centraliza à assim. o manual só diz superior a 95 .A 98 é na verdade mais cara e para o k ando e a potência da Mota penso l serve a 95
quando tinha a cb500 aconteceu o mesmo com a 98. abafou quando dei gás. mais que uma vez. voltei para a 95 e deixou de acontecer. deve ter a ver com o tempo de explosão ou algo do género.ppaulino escreveu:Esta "discussão" vai longa...mas só uma dúvida mais uma...
PedroG- Mensagens : 183
Mota : CB650F - ex cb500f ex honda xr600 ex yamaha xt600
Me tirem uma dúvida meus amigos.
Antes do meu Acidente, sempre metia Gasolina 98. Sempre...
Após conhecer a Bomba do Jumbo aqui acima onde a Gasolina 98 é 1.4...
Nunca mais meti Gasolina 95 ou 98 em outro lugar. Têm problema?
E meter Gasolina 98 da do Jumbo sempre, é mau?
Antes do meu Acidente, sempre metia Gasolina 98. Sempre...
Após conhecer a Bomba do Jumbo aqui acima onde a Gasolina 98 é 1.4...
Nunca mais meti Gasolina 95 ou 98 em outro lugar. Têm problema?
E meter Gasolina 98 da do Jumbo sempre, é mau?
Vasco Costa- Mensagens : 360
Mota : Atual: Yamaha YZF-R1 Anterior: Yamaha YZF-R6 de 1997 (Thundercat) / Suzuki GSX-F 600 de 1998 / Honda Hornet 600 de 1998 / Aprilia Pegaso Cube 650 de 2000 & Honda CBF 125 de 2011
Boas companheiros
Eu cá só meto gasolina em Espanha nas bombas da SHELL e ainda trago um bidão de 10.Litros na top case.
poupo 0,21 cêntimos por litro a comparar pelas bombas do Jumbo(low cost) e 0,30 cêntimos + ou - em relação ás de marca em Portugal.
É claro que trabalho perto da fronteira + ou - 6.Km das bombas.
Deposito 17.Litros + um bidão 10.Litros......Agora fáçam as contas à poupança
Muitas miiiiiinis
Eu cá só meto gasolina em Espanha nas bombas da SHELL e ainda trago um bidão de 10.Litros na top case.
poupo 0,21 cêntimos por litro a comparar pelas bombas do Jumbo(low cost) e 0,30 cêntimos + ou - em relação ás de marca em Portugal.
Muitas miiiiiinis
luis-neves- Mensagens : 970
Mota : Honda Varadero 125 - Honda CBF 600sa - Honda Transalp 650
Boas a minha menina leva da 95 que é bem bom e nunca se recusou.
António Ferreira- Mensagens : 90
Mota : Jianshe 6A
PedroG escreveu:quando tinha a cb500 aconteceu o mesmo com a 98. abafou quando dei gás. mais que uma vez. voltei para a 95 e deixou de acontecer. deve ter a ver com o tempo de explosão ou algo do género.ppaulino escreveu:Esta "discussão" vai longa...mas só uma dúvida mais uma...
Pois amigo.
Já me disseram também isso......leva 95, e já goza :)
e com a vantagem de pores a shell vpower 100 octanasluis-neves escreveu:Boas companheiros
Muitas miiiiiinis
Tal e qual companheiro rei do alcatraorei do alcatrao escreveu:e com a vantagem de pores a shell vpower 100 octanasluis-neves escreveu:Boas companheiros
Muitas miiiiiinis
Mas nunca experimentei meter de 100 octanas,pois tenho um bocado de receio que a minha papa-estradas estranhe.
luis-neves- Mensagens : 970
Mota : Honda Varadero 125 - Honda CBF 600sa - Honda Transalp 650
Uso Repsol 98, a que anda ao pé de casa
98 ou 95, o que muda é a probabilidade de a gasolina se Auto-inflamar com a pressão do cilindro e pode gerar o dado '' Knock '' no motor.
Num motor 125cc a probabilidade é pequena mas tenho a mania de usar o '' melhor '' para mim.
Num motor maior já convém ter atenção ao assunto.
98 ou 95, o que muda é a probabilidade de a gasolina se Auto-inflamar com a pressão do cilindro e pode gerar o dado '' Knock '' no motor.
Num motor 125cc a probabilidade é pequena mas tenho a mania de usar o '' melhor '' para mim.
Num motor maior já convém ter atenção ao assunto.
Mauro Martins- Mensagens : 368
Mota : Yamaha YZF 125R
Página 3 de 3 • 1, 2, 3