F125cc.com
Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
34 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 34 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

+27
C.Pleno
Ugabista
nunes
José Vilela
Rui Miguel
golf
DBarbeiro
jam
linhos
yoshi
Alex
Ruben Baptista
carlos
sc0rpius7
DTrose
brejero
Fogueiras
Carlos Alexandre
carlos812
leo
sgmoto
veiga
Bastet
jjmaia
Marco Machado
mpb88
Dias
31 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Dias Qui 18 Ago - 23:09

Estes meus últimos posts estão incompletos porque ainda não falei sobre como fazer aquilo que se deve evitar fazer: travar nas curvas!

Quando, em Abril de 2010, aos 61 anos de idade, depois de cerca de 40 anos sem rodar punho, finalmente tive uma moto para poder andar sempre que quizesse, fiz o que quase toda a gente agora faz: fui à net e procurei dicas sobre como conduzir uma moto.
Pensava eu que andar a direito não tinha problema nenhum, mas, curiosamente, das duas vezes que fui ao chão foi precisamente quando eu até queria andar a direito (por razões várias, a moto não quiz!).
Voltando à net, a minha procura incidiu sobre como curvar, uma coisa em que parece que está toda a gente de acordo (em quase tudo):
1) Até à entrada da curva, a velocidade deve ser reduzida até ao valor com que se quer descrever a curva;
2) inclina-se a moto com o ângulo com que se vai descrever a curva;
3) a partir do momento que a moto está inclinada, não se trava e, quanto muito, só se deve acelerar o minimamente suficiente para manter a velocidade;
4) deve-se transferir peso para a roda de trás (?!!!).

Embora os 3 primeiros pontos façam sentido, continuo a não perceber por raio de carga de água é que há quem diga que se deve transferir peso para a roda de trás. É que nunca me apercebi que os pilotos de moto GP se cheguem mais para trás para fazer curvas e as minhas contas (se estiverem certas) mostram precisamente o contrário!

Gostava de chamar à atenção que há coisas que se podem dizer e que até são divertidas, mas há outras que, ditas sem explicação, podem ser muito perigosas. Por exemplo, dizer-se que se pode usar bananas como lubrificante, quando não há mais nada para substituir o óleo, não só dá vontade de rir como até dá para desenrascar. Agora já não concordo que se digam coisas "estranhas" sem qualquer explicação, porque isso pode fazer perigar a vida dos outros.

Os resultados seguintes continuam a ter por base os parãmetros usados para a travagem na horizontal, só que agora incluo o ângulo de inclinação da moto (lean angle). Como o ângulo de inclinação que vai ser mantido constante para cada caso, a velocidade passa a ser irrelevante e a travagem vai ser avaliada não pela distância mínima mas pela desaceleração máxima relativa ao caso de um ângulo de inclinação nulo.
Como poderá não ser evidente a relação entre o ângulo de inclinação, o raio da curva e a velocidade, vou exemplificar para o caso da rotunda à saída da A22 em Alcantarilha (a zona divisória entre as 2 faixas tem um raio ~55 m) ou para a faixa intermédia da rotunda do Marquês de Pombal:
35 km/h para um ângulo de inclinação de 10º
50 km/h para um ângulo de inclinação de 20º
64 km/h para um ângulo de inclinação de 30º
77 km/h para um ângulo de inclinação de 40º

Antes de passar aos gráficos, vale a pena medidarmos um pouco sobre o que se está a passar quando se trava em curva (os puristas que me desculpem se se sentirem ofendidos, mas vou continuar a falar de força centrífuga). Massa e peso só podem ser confundidos em casos simples, o que não é o caso da travagem em curva. Enquanto a força centrífuga (força horizontal) é proporcional à massa, a força de travagem (força horizontal) que cada roda pode produzir é proporcional ao peso (força vertical) que actua sobre ela. Como a moto está inclinada, as forças com que as suspensões actuam as rodas, resultantes da transferência de peso na travagem, têm componentes verticais e horizontais (as componentes verticais vão aumentar o peso à frente e diminuí-lo atrás; as componentes horizontais vão aumentar o efeito da força centrífuga à frente e aliviá-la atrás). Só que as forças, por serem vectores, têm que se somar vectorialmente (como a centrífuga é radial e a de travagem é tangencial, a resultante horizontal é dada pela raíz quadrada da soma dos quadrados dos módulos).
Acho que já deu para perceber o "molho de bróculos" que para aqui vai quando se começa a fazer contas. Espero não me ter enganado nas contas, mas não posso disso dar uma garantia absoluta porque a única verificação que pude fazer foi verificar se os casos limites (mais simples) eram satisfeitos.

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Brakecurvapeso

Conclusões:
- Como a aderência de cada pneu tem que suportar a respectiva força centrífuga, há menos peso disponível em cada roda para travar. Como se pode ver na figura acima, a soma dos pesos à frente e atrás, que era sempre igual a 1 (=100%) no caso da moto não estar a curvar (ângulo de inclinação = 0º), vai diminuindo à medida que a inclinação aumenta. Chamo à atenção que o peso disponível sobre cada roda é uma medida da força que se pode aplicar na maneta/pedal do travão.
- Para coeficientes de atrito ligeiramente superiores aos mínimos que garantem a aderência em curva sem travar (0,176, 0,364, 0,577 e 0,839, respectivamente para inclinações de 10º, 20º, 30º e 40º), deve-se evitar usar o travão de trás porque o peso disponível para travar é minimo (nulo no caso da melhor travagem que poderá ser possível fazer; ver curvas a ponteado na figura).
- Quando o coeficiente de atrito aumenta, o peso disponível para travar sobre a roda de trás geralmente passa por um máximo, diminuindo a seguir, o que é um resultado directo da transferência de peso para a frente. Portanto, como já foi dito para o caso sem curvar, para inclinações não muito grandes e para pisos suficientemente aderentes, deve-se diminuir a pressão no travão de trás à medida que se aumenta à frente.

Na figura seguinte, uma desaceleração = 1 corresponde à melhor travagem possível sem curvar. Como seria de esperar, a capacidade de travagem diminui à medida que o centro de gravidade do conjunto moto-piloto fica mais inclinado, diminuição esta que é tanto mais acentuada quanto mais o coeficiente de atrito se aproxima do valor mínimo que ainda suporta a inclinação.

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Brakecurva

Notem-se as bossas nas curvas (aumento mais rápido da desaceleração), que correspondem à altura em que a roda de trás já pode contribuir para a travagem. Bossas semelhantes também são visíveis nas curvas do peso disponível para travar à frente para o valor do coeficiente de atrito para o qual a roda de trás já pode contribuir para a travagem.

Volto a repetir que os resultados apresentados nos meus últimos posts (travagem) se referem aos casos limites das travagens ideais. Assim, quando disse, por exemplo, que não se pode tocar no travão de trás, é apenas para a travagem no limite. Para travagens mais suaves, continuo a defender que os dois travões são para ser sempre usados!

----------------------

Uma das razões que me levou a começar esta série de posts foi tentar responder à questão: se a meio de uma curva chegar à conclusão que entrei depressa demais, devo inclinar a moto o que for preciso (e arriscar-me a perder aderência) ou devo travar (e estampar-me na mesma)?

A andar de moto sou um maçarico (ainda só tenho ~10.000 km) e já verifiquei que inclinar a moto me assusta mais do que devia (não me sinto confortável quando me inclino mais do que 25º). Por outro lado, da minha experiência de enlatados (~700.000 km) aprendi que só me estampei quando travei e que me safei quando tive unhas para agarrar o volante. Assim, apesar de uma moto não ser um enlatado, parece que é preferível investir na inclinação em vez de na travagem.

Se calhar a melhor resposta é mesmo "nim"!
Efectivamente, tanto a força centrífuga como a distância de travagem são proporcionais ao quadrado da velocidade! Portanto, nada como reduzir a velocidade antes... para não ser preciso pensar nisso depois!

Talvez o "melhor de dois mundos" seja mesmo a velha regra para os enlatados: endireita-se o volante, trava-se a direito e logo se volta a curvar quando a velocidade já for a conveniente.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  veiga Qui 18 Ago - 23:13

:venia: :venia: :venia:
veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Data de inscrição : 26/11/2009
Mota : Sym GTS 300i Evo

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Carlos Alexandre Qui 18 Ago - 23:57

este dias é demais loo
ainda ades meter uns graficos para ver como se coisa a coisa a que velocidade e curvas argonomicas e graus de converjencia etc
desculpem este Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 449884 mas nao resesti eh eh eh
mas dias é verdade tudo o que aqui escreves-te muito bom sem duvida gostei
Carlos Alexandre
Carlos Alexandre

Masculino Mensagens : 6428
Data de inscrição : 04/02/2011
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Marco Machado Sex 19 Ago - 9:08

Excelente post Dias (como é habitual) muita e boa informação, este camarigueiro é um senhor carago Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 952112

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Alex Sáb 20 Ago - 0:38

:venia: :venia: :venia: :venia:


Sim senhor lol!

_________________
Abraço!!!
KAWASAKI J300 3,5L/100kms


Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 456796  Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 456796  Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 456796
Alex
Alex
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 2986
Data de inscrição : 19/05/2011
Mota : Kawasaki J300 ED Especial / KRS MOTO GRS 125

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  DTrose Sáb 20 Ago - 9:40

Marco Machado escreveu:Excelente post Dias (como é habitual) muita e boa informação, este camarigueiro é um senhor carago Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 952112

"Bota" senhor nisso! Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 952112


DTrose

Feminino Mensagens : 58
Data de inscrição : 17/05/2011
Mota : YAMAHA

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  yoshi Qua 18 Jan - 11:46

Optima iniciativa.

Um conselho. tenta ser mais sucinto , pq se nao a malta olha para o volume da informaçao e foge logo:)

levei um bom bocado a ler tudo. mas gostei do que li.

Uma abordagem fundamentada sobre a costituiçao e comportamento dos pneus dos diversos pisos, com uma interpretaçao refletida sobre as informaçoes recolhidas.

Gostei bastante. Obrigado.

Coisas destas aumentam o nosso conhecimento.


No que toca as motas sei muito pouco. No que toca aos carros tenho alguma informaçao mais apreendida.

O pneu é o ponto de contacto com o solo, e este contacto é complexo, mas poucos se importam com isso.

As pressoes dos pneus, a conservaçao e utilizaçao sao erros contsantes que custam vidas.

Um erro muito frequente nos carros é pedir para por pneus novos para frente e colocar os usados atras.... 95% das pessoas fazem isso, e os nabos das oficinas incentivam. No entanto o instituto profissional de formaçao desenvolve formaçao a muitos agentes de venda de penues e ja vai passando a noçao certa sobre os pneus e as suas caracteristicas.

Abraço.



yoshi
yoshi

Masculino Mensagens : 375
Data de inscrição : 14/01/2012
Mota : Honda nc700XA / vespa et2 50

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  linhos Qua 18 Jan - 23:59

yoshi escreveu:Optima iniciativa.

Um conselho. tenta ser mais sucinto , pq se nao a malta olha para o volume da informaçao e foge logo:)

levei um bom bocado a ler tudo. mas gostei do que li.

Uma abordagem fundamentada sobre a costituiçao e comportamento dos pneus dos diversos pisos, com uma interpretaçao refletida sobre as informaçoes recolhidas.

Gostei bastante. Obrigado.

Coisas destas aumentam o nosso conhecimento.


No que toca as motas sei muito pouco. No que toca aos carros tenho alguma informaçao mais apreendida.

O pneu é o ponto de contacto com o solo, e este contacto é complexo, mas poucos se importam com isso.

As pressoes dos pneus, a conservaçao e utilizaçao sao erros contsantes que custam vidas.

Um erro muito frequente nos carros é pedir para por pneus novos para frente e colocar os usados atras.... 95% das pessoas fazem isso, e os nabos das oficinas incentivam. No entanto o instituto profissional de formaçao desenvolve formaçao a muitos agentes de venda de penues e ja vai passando a noçao certa sobre os pneus e as suas caracteristicas.

Abraço.
Boas yoshi!
Isso dos pneus novos na traseira é como tudo! Depende de muita coisa inclusivé da maneira de conduzir de cada um.

Neste video é óbvio isso e penso que em curva molhada nem há discussão possível:
https://www.youtube.com/watch?v=Eqcpgk1VSH8

Fica outro vídeo interessante que tb defende os novos atrás (mesmo instrutor de cima):
https://www.youtube.com/watch?v=VWuW2C7OTtc&t=3m19s

Porém tb se poderá dizer que em caso de travagem será melhor que os pneus da frente sejam os novos(por causa da transferência de massa para a frente).
Tb há quem defenda que em reta e em caso de aquaplanning será melhor ter os novos à frente. Existem outros que defendem que tendo os pneus + gastos à frente tb poderá originar aquaplannig uni-lateral e adeus controle...enfim.
Sem olhar a ilegalidades, no limite e sem chuva o ideal até era ter pneus slicks (e mesmo assim dependeria da perspetiva).

O que quero frizar é que é tudo mt relativo e o que uns defendem outros criticam!
Ainda esta semana vi que no manual do dodge journey diz para qnd se trocar os pneus de trás para frente fazer o cruzamento, já no manual do fiat freemont eles aconselham a não fazer isto! Contudo estes 2 dois carros são exatamente iguais!

Ficou + uma opinião para todos aqueles que tb são "enlatados".
Para o caso das motas ainda não me debrucei sobre o assunto.
Em qualquer dos casos o melhor é tentar andar com os pneus sp na legalidade.

Sorry pelo Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 449884 mas pode dar jeito e com a segurança não se brinca.

_________________
KTM Laranjinha YouTube
Subscreve!

DB: Pt1, Pt2 e Parte 3!

1ª Duke: 21'k Kms 8Set11->11Abr14 VMax 134km/h
2.6lt/100

2ª Duke: 15'k Kms Kms 11ABR14->Hoje, VMax: 139km/h
Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 633800_2
Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 281929
linhos
linhos
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 7618
Data de inscrição : 12/09/2011
Mota : KTM Duke 125 Laranjinha ABS - Vê a Laranjinha no Youtubiu!

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  jam Sex 20 Jan - 12:13

É por isto que sempre que troco de pneus troco à frente e a trás. Seja em carro seja em moto.
jam
jam

Masculino Mensagens : 68
Data de inscrição : 23/06/2011
Mota : Honda PCX

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  veiga Sex 20 Jan - 12:49

jam escreveu:É por isto que sempre que troco de pneus troco à frente e a trás. Seja em carro seja em moto.


Em relação a trocar os pneus de uma moto de trás para a frente e vice-versa, isso, além de errado é perigoso, pq para além da maioria das motos ter pneus de dimensões diferentes, atrás e à frente, tb o piso é diferente.

Só mesmo no caso em que os pneus são iguais é que se pode fazer isso e mesmo assim só em caso de urgência (ou pouco guito no bolso), pois, ainda mais nas motos do que nos carros, os pneus ganham "vícios" Coloca tu tu á frente um pneu traseiro que já tenha alguns km rodados e que comece a ficar quadrado e vais ver que... não consegues curvar como deve ser.


Em relação aos carros, devido às muitas centenas e centenas de milhares de km que tenho (serão mesmo milhões...) e experiência ao volante de centenas de carros posso dizer que prefiro sempre pneus novos à frente do que atrás.

Já tive grande conversas com entendidos, iluminados, engenheiros de pneus, engenhenheiros das marcas e nunca me conseguiram convencer do contrário.
E isto simplesmente, pq tanto num carro como numa moto, prefiro sempre "perder" a traseira do veículo, do que a dianteira, que é o mesmo que dizer, a direcção.

Se a traseira fugir temos sempre mais hipóteses de a agarramos! Agora quando a frente foge...goodbye!

Assim como assim, sempre que meto pneus novos no carro, os melhores ficam sempre à frente!

Numa travagem forçada, pneus novos á frente é sempre sinónimo de melhor travagem!

E por enquanto ainda ninguém me convenceu do contrário, pois tanto já tive carros e motos a fugirem de frente e de trás... e a diferença é mais que muita!

veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Data de inscrição : 26/11/2009
Mota : Sym GTS 300i Evo

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  DBarbeiro Sex 20 Jan - 14:49

Excelente tópico. Concordo 100% Com o ultimo do veiga: A traseira fugir assusta o passageiro. A frente fugir assusta o condutor.

A minha experiencia com pneus é, claro, com carros (traccao a frente, traccao traseira, coisas leves, pesadas, desportivas, de competicao...). Tento transpor esses conhecimentos para as motas, mas nem tudo faz sentido, portanto este tem sido um tópico muito util.

Uma coisa vos posso dizer. Cumpram SEMPRE as recomendações de fábrica. "rebaixar" o carro com pneus de baixo perfil, não só é estupido como muito perigoso.
Explicando assim: Num carro de competição, se se reduzir a pressão dos pneus em meio bar (pelos mais variados motivos, por exemplo para atingir a temperatura correcta), é necessário.... mudar dureza/amortecimento da suspensão. Mudar a construcao do pneu... também (não é um factor em carros de estrada). A suspensão (nos carros, tenho a certeza que nas motas também) é afinada a ter em conta com a capacidade do pneu de absorver impactos, e com a sua dureza nas paredes laterais. Dois pneus completamente iguais (dimensoes, composto, pressão, etc) tem comportamentos BEM diferentes com uma diferença de dureza nas paredes laterais de 10%.
É um dos tais factores que os fabricantes têm de ponderar ao criarem um novo pneu.

é de lembrar que são a unica coisa que nos mantem na estrada, e que a sua superficie... é menor que a palma da nossa mão.

Tenho uma(s) dúvida (ainda não li todos os posts aqui). As paredes laterais nos pneus das motos deverão ser muito mais rigidos que nos carros de estrada, certo? (para o pneu nao deformar ao inclinar).

Os pneus frente/traseira são normalmente do mesmo composto? Penso que tendo um pneu directamente ao ar (o da frente), e um que está em boa parte "escondido", e ainda por cima passa numa zona quente (o motor) deveriam ter compostos ligeiramente diferentes, para maior ou menor dissipação de calor (ou gamas de temperatura ideal diferentes).
DBarbeiro
DBarbeiro

Masculino Mensagens : 580
Data de inscrição : 03/01/2012
Mota : NC 700 XA - Lotsotkey

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Dias Sex 20 Jan - 19:33

Pneus carecas à frente e bons atrás?
Cada um faça como quizer, mas não sou eu quem vai entrar no limite numa curva com piso molhado (ou com areia) num Ford Escort ou num VW Carocha de 1970! É que se entrar... vou sair logo!
Se pensam que é por serem os carros que eram baratos em 1970 e se não tiverem amor a um Porshe 911 da mesma altura (já são de colecção), façam assim: 80 km/h, mete 2ª, prego a fundo para levantar a frente, vira o volante de guinada... e vão descobrir como é fácil ficar pendurado em cima de uma árvore! A curva é que não fazem!
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  yoshi Sex 20 Jan - 22:16

Pneus carecas nem á frente nem atras.... quando se fala em troca , fala se em troca de pneus em bons estado, mas com algum uso..... tudo o q passa as marcas de desgaste desenhadas pelas marcas é lixo..... troca se e pronto. Aliás, ja ha seguradoras que nos acidentes pedem á policia para verificar o estado dos pneus. Se os pneus nao estiverem em conformidade as seguradoras saltam fora e nao assumem responsabilidades. E esta muito bem.
yoshi
yoshi

Masculino Mensagens : 375
Data de inscrição : 14/01/2012
Mota : Honda nc700XA / vespa et2 50

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  jam Sáb 21 Jan - 10:47

veiga escreveu:
jam escreveu:É por isto que sempre que troco de pneus troco à frente e a trás. Seja em carro seja em moto.


Em relação a trocar os pneus de uma moto de trás para a frente e vice-versa, isso, além de errado é perigoso, pq para além da maioria das motos ter pneus de dimensões diferentes, atrás e à frente, tb o piso é diferente.

Só mesmo no caso em que os pneus são iguais é que se pode fazer isso e mesmo assim só em caso de urgência (ou pouco guito no bolso), pois, ainda mais nas motos do que nos carros, os pneus ganham "vícios" Coloca tu tu á frente um pneu traseiro que já tenha alguns km rodados e que comece a ficar quadrado e vais ver que... não consegues curvar como deve ser.


Em relação aos carros, devido às muitas centenas e centenas de milhares de km que tenho (serão mesmo milhões...) e experiência ao volante de centenas de carros posso dizer que prefiro sempre pneus novos à frente do que atrás.

Já tive grande conversas com entendidos, iluminados, engenheiros de pneus, engenhenheiros das marcas e nunca me conseguiram convencer do contrário.
E isto simplesmente, pq tanto num carro como numa moto, prefiro sempre "perder" a traseira do veículo, do que a dianteira, que é o mesmo que dizer, a direcção.

Se a traseira fugir temos sempre mais hipóteses de a agarramos! Agora quando a frente foge...goodbye!

Assim como assim, sempre que meto pneus novos no carro, os melhores ficam sempre à frente!

Numa travagem forçada, pneus novos á frente é sempre sinónimo de melhor travagem!

E por enquanto ainda ninguém me convenceu do contrário, pois tanto já tive carros e motos a fugirem de frente e de trás... e a diferença é mais que muita!


Talvez me tenha explicado mal. Quando troco de pneus, quer de carro quer de moto, coloco novos atrás e à frente. Numa moto nem percebo como seria possível colocar o de trás à frente ou vice versa. Nos carros nunca troquei pneus de trás para a frente.
O que disse foi que quando preciso de trocar de pneus troco os de trás e os da frente. Nas motos o primeiro a ir à vida é sempre o de trás. Nos carros depende das brincadeiras e do tipo de tracção.
E para que fique claro, nos carros troco sempre 4 pneus, nas motos 2.
jam
jam

Masculino Mensagens : 68
Data de inscrição : 23/06/2011
Mota : Honda PCX

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  golf Sáb 21 Jan - 16:13

É pá que confusão que vai aqui!!

Nós carros o que se tem de fazer é ir rodando os pneus em Z (o da esquerda para direita, o da direita traseiro para o da frente esquerda e assim sucessivamente) istoquando o piso do pneu dá (simétrico), ou quando o piso do pneu é assimétrico, trocar de trás para frente 10 em 10 mil kms!
Isto é feito para o pneu ter um gasto uniforme.
Quanto a opinião do DBarbeiro, sou completamente contra, já tive vários carros rebaixados e com troca do conjunto jante/pneu para uma jante com mais polegadas e um pneu mais largo com menos altura e o carro só melhorou com isso. O que interessa é fazer as coisas bem feitas e manter o mesmo diâmetro da roda para não enganar o odómetro. O que acontece ao carro em termos de comportamento é que o carro gasta mais e fica menos confortável em mau piso, em contrapartida mais estável à altas velocidades e fica com uma capacidade de curvar melhor, mas não avisa com tanta antecedência o superior limite da aderência e claro que quando se ultrapassa esse limite a velocidade é muito maior e se o kit de unhas for mau, é quase certa o despistanço.

Nas motas claro que é impossível fazer isto, por isso é que acho que isto é muito off-topic

golf

Masculino Mensagens : 837
Data de inscrição : 17/03/2011
Mota : ex KTM Duke 125, a juntar para uma velhaca

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Ruben Baptista Sáb 21 Jan - 17:52

Bem o que sei é que o travar em curva tem muito que se lhe diga, vou relatar agora dois episódios que me aconteceram à relativamente pouco tempo e que desde já vos digo que só não lambi o alcatrão por muita sorte e um anjinho da guarda a meu lado Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 62450788 Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 62450788 Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 62450788

1ª Ocorrência, a chegar a uma rotunda pelas 07:15h com aquele nevoeiro/orvalho, piso a estrear assim como passadeira de "lodo" com tinta alta e "pouco escorregadia", a +/- 30km/h, um smart a circular na rotunda sem qq tipo de indicação luminosa e eu feito Valentino Rossi não abrandei... Bem quando dou fé da pancada travo ligeiramente com os dois travões e o pneu da frente ganha "vida própria" e lá vai o ruben sempre em frente... Bem se o smart não abrandasse e eu não me tivesse deitado todo para a direita a desfazer a rotunda já quase junto ao limite do passeio interno da mesma era estouro pela certa, não travei a fundo senão ia ao soalho, limitei-me a acelerar a estender o braço esquerdo a pedir desculpa enquanto a minha amiga tangente me fazia aquela companhia Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 70049

Fiquei logo sem sono nenhum!!!!!! Ufa!!!

2ª Ocorrência, em conversa com um colega de trabalho que tem uma Dragstar percepcionei que eu possivelmente travaria pouco com o travão da frente, usando até mesmo mais o de tás, nisto, com tempo seco (se estivesse molhado já tinha ido ao soalho) a chegar a uma rotunda travo com os dois, compensando possivelmente um bocadinho mais com o de trás para aproveitar ainda o embalo para desfazer o resto da curva da rotunda, e qual a minha admiração quando senti o meu ferro a fugir de traseira!!! Bem foi acelerar mais uma vez deitar ligeiramente o ferro para não ficar com tatuagens alcatronais Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 7373 Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 7373 Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 7373...

Após isto qualquer rotunda que vá fazer, ou rua com piso aparentemente molhado em recta ou curva é a "moda" do toca a abrandar... Pois quem tem cu tem medo, e a minha Ruiva Negra custou-me €uros e a suas personalizações já a fazem parte da famelga Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 326955

Pois estou a ficar Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 750583muito possivelmente! lol! lol! lol!

Bem mas resumindo e concluindo para não fugir ao assunto abordado no tópico, o facto de ter colocado um pneu novo e de qualidade que não o que vem de origem com a minha KSL foi um factor de certeza mais que determinante para não ir ao charco pois no momento do aperto a aderência do pneu foi fenomenal correspodendo muito bem à mudança de trajectória não pretendida. Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 952112
Ruben Baptista
Ruben Baptista

Masculino Mensagens : 1053
Data de inscrição : 01/02/2011
Mota : Keeway Superlight 125 Ed. Lim.

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Rui Miguel Seg 12 Mar - 14:08

alguem me diz uma boa marca mas barata de peneus para a minha rkv? Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 750583
Rui Miguel
Rui Miguel

Mensagens : 10
Data de inscrição : 15/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Rui Miguel Seg 12 Mar - 14:10

os originais sao da CORDIAL mas nao sao grande coisa
Rui Miguel
Rui Miguel

Mensagens : 10
Data de inscrição : 15/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Marco Machado Seg 12 Mar - 14:24

pois esses ao que sei são muito duros tipo plastico, quanto a marcas vamos ver se alguem com uma mota igual a tua já alterou e se esta contente

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  José Vilela Seg 12 Mar - 14:37

Rui Miguel escreveu:os originais sao da CORDIAL mas nao sao grande coisa

Não são grande coisa,são uma grande porcaria! Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 7373

Isso são pneus de nylon,em piso seco até que escapam,mas não aconselho mesmo NADA andarem em piso molhado com eles.Já apanhei dois sustos com a Superlight por causa disso. Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 750583

Antes de investirem em mods ou outra coisa nas meninas,invistam primeiro em bons pneus. Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 952112
José Vilela
José Vilela

Masculino Mensagens : 553
Data de inscrição : 11/02/2011
Mota : Keeway Superlight Ed.lda ( A preta )

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Dias Ter 24 Jul - 11:21

Na sequência do acidente do Renato (https://moto125cc.forumotion.com/t1698p300-quedas-colisoes-e-estampancos#91801), e de infelicidades semelhantes que outros companheiros já tiveram, volto a escrever mais umas linhas neste tópico.

Há cerca de 2 semanas, na zona de Alcântara em frente ao Centro Champalimaud, estava um buraco no pavimento e um dos paralelipípedos tinha saltado fora. Quando me apercebi da situação já não consegui desviar-me e passei por cima do calhau, mesmo no meio, tanto com a roda da frente como com a de trás. Felizmente que a velocidade era pouca e, tirando o susto e o salto que dei na moto, não aconteceu nada de mais grave (não vejo "batatas" nos pneus nem jantes amolgadas). Curiosamente, o paralelipípedo nem se mexeu!
Uma explicação para a minha sorte é que, sem saber, levava o meu anjo-da-guarda à pendura, mas há uma explicação mais física: como não travei, a roda da frente não bloqueou (caso contrário fazia o meu primeiro, e talvez último, "wheely" na roda da frente com uma X-Max, provavelmente seguido de mortal encarpado), e como acertei mesmo no meio, a pedra não resvalou (caso contrário ia seguramente ao chão).

Então se não me aconteceu nada de maior com uma pedra solta de 12 cm de altura, porque é que tanta gente vai ao chão com coisas mais pequenas como uma raíz, um carril, rodeiras na estrada entre Grândola e Alcácer do Sal, um empedrado com ressaltos de 2-3 cm, ou mesmo por causa das pinturas no pavimento que têm menos de 1 cm de altura?
Ahhh... é que galgar na perpendicular é uma coisa, enquanto que entrar enviesado é uma coisa completamente diferente.

Imaginemos a roda da frente a rolar na horizontal numa rampa, i.e., sem subir nem descer. Como o perfil da roda é arredondado, o lado de cima da rampa toca na parte lateral do pneu numa zona em que o raio é menor e, como tal, em que a velocidade linear é menor do que na zona central do pneu. Isto faz com que a roda tenha tendência a virar para o lado de cima da rampa. Ou seja, durante a fracção de segundo em que o condutor ainda não teve tempo de fazer a correcção, a moto vai para o lado de cima e o condutor fica inclinado para o lado de baixo. Contudo, isto só acontece se a aderência do pneu no piso for boa!... Caso contrário o pneu resvala para o lado de baixo e o condutor começa a cair para o lado de cima da rampa!
Nada disto é grave se for rápido e pequeno (tipo rabanada de vento) ou se for lento, de modo a permitir ao condutor fazer a correcção.
O problema é quando acontecem as duas e numa sequência tal que o condutor começa a compensar a roda virar para o lado da subida no momento em que o pneu perde a aderência e resvala!

Agora percebi finalmente porque é que eu caí quando andava a reinar na Lagoa dos Salgados!!!

Portanto, muita cautela com ressaltos enviesados em piso pouco aderente!

A propósito, a Rua dos Pescadores em Armação de Pêra está um perigo... o empedrado está tão polido que até a minha Cygnus rabeia como se fosse uma 600!
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  nunes Ter 24 Jul - 12:10

Dias escreveu:
A propósito, a Rua dos Pescadores em Armação de Pêra está um perigo... o empedrado está tão polido que até a minha Cygnus rabeia como se fosse uma 600!

ai que saudades......
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Ugabista Qua 25 Jul - 16:35

nunes escreveu:
Dias escreveu:
A propósito, a Rua dos Pescadores em Armação de Pêra está um perigo... o empedrado está tão polido que até a minha Cygnus rabeia como se fosse uma 600!

ai que saudades......

Mais uma semaninha......... Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 1810273129 Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 4035837523 Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 490668



Ugabista
Ugabista

Masculino Mensagens : 93
Data de inscrição : 12/05/2012
Mota : Apeado

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty DURABILIDADE dos PNEUS

Mensagem  C.Pleno Qui 23 Ago - 17:06

Este um artigo que li e que achei muito interessante e que julgo enquadrar-se neste tópico.

Durabilidade do pneu

Normalmente todos os pneus chegam a ter uma durabilidade de 15 mil a 50 mil km, mediante a condução de cada pessoa, sendo que o pneu de uma mota pode ir a vida em poucos dias e muitos menos quilómetros. Se querem ter um pneu que vos dure bastante tempo devem respeitar alguns cuidados a ter com os pneus, tais como andar sempre com a pressão certa nos pneus, para não haver um maior desgaste, tentar não travar a fundo até que ele derrape, não acelerar a fundo, corrigir a posição de condução nas curvas de maneira a que o pneu não rompa apenas no meio. Os novatos tendem muito a romper os pneus mota apenas no meio devido às curvas mal feitas, o pneu deve romper por ele todo porque se não estamos apenas a desgastar um local e mais rapidamente ele se rompe e menos durabilidade tem.
O pneu da mota deve ser trocado logo que o desgaste atinja as ranhuras inferiores, ou sempre que tenha bolhas ou deformações, pois desta maneira compromete gravemente a sua integridade física porque o pneu está estruturalmente comprometido, sujeito a rebentar em andamento.
Quanto menor for a profundidade dos sulcos, maior é a probabilidade da mota entrar em aquaplanagem, que se dá quando as ranhuras dos pneus mota não dão conta de drenar a água que existe entre a borracha e o asfalto, fazendo com que o pneu se movimente sobre uma camada de água, praticamente sem atrito com o asfalto. Grande parte dos acidentes que ocorre apenas com um veículo em dias de chuva deve-se a este factor, a aquaplanagem, veja bem, que um pneu de uma mota novo a 100 km/h consegue drenar até 4 litros de água por segundo.
Depois de ler isto tudo sobre a sua durabilidade fica também a saber que os pneus são uma das partes mais importantes para garantir a sua segurança, por isso não deixe que o pneu rompa demais, logo que note que os sulcos estão a ficar gastos troque imediatamente os pneus.
C.Pleno
C.Pleno

Masculino Mensagens : 143
Data de inscrição : 28/05/2012
Mota : HONDA CB125r

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  linhos Qui 23 Ago - 17:44

E julgas bem C.Pleno Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 952112

_________________
KTM Laranjinha YouTube
Subscreve!

DB: Pt1, Pt2 e Parte 3!

1ª Duke: 21'k Kms 8Set11->11Abr14 VMax 134km/h
2.6lt/100

2ª Duke: 15'k Kms Kms 11ABR14->Hoje, VMax: 139km/h
Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 633800_2
Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 281929
linhos
linhos
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 7618
Data de inscrição : 12/09/2011
Mota : KTM Duke 125 Laranjinha ABS - Vê a Laranjinha no Youtubiu!

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Dias Sáb 25 Ago - 16:39

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 952112
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Pneus, marcas preços e afins, todo o tipo de informação..

Mensagem  Fenix Seg 27 Ago - 19:00

Saudações companheiros.
Tenho uma yamaha que uso diariamente no trabalho (sou carteiro) e quando chega a altura de mudar de pneus, especialmente para a frente (90-90-19) é uma dor de cabeça pois nunca ou raramente ha em stock e ate hoje so me encontraram uma marca da qual nao gosto muito. Por isso, decidi criar este topico onde todos possam contribuir com conhecimentos e experiencias sobre marcas, preços, como se portaram, quantos km etc tudo o que possa ser relevante incluindo e principalmente contactos de fornecedores se possivel directos, lojas, lojas online.
Não importa a moto, coloquem aqui toda a informação que achem relevante pois pode ajudar muita gente a encontrar o melhor negocio.
No meu caso o que procuro sao pneus pra duas meninas.
yamaha 250 SR classic:
F 90-90-19
T 110-90-18
Ktm duke 200:
F 110-70-17
T 150-70-17
Fenix
Fenix

Masculino Mensagens : 124
Data de inscrição : 18/09/2010
Mota : Yamaha SR 250 Classic / KTM DUKE 200

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  vinnys Seg 27 Ago - 22:21

Aqui vai um link para aqueles que te dão mais problema a encontrares. É online, mas a fazer uma média só de montagem e calibragem entre 5€ a 15€, dá para tirar uma ideia Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 952112

mynetmoto

EDIT: essencialmente para preços de pneus de moto mais baratos, mas sempre com todas as marcas, desde SHENKOS a BRIDGESTONES estão nesse site, mas o interessante é que esse site foi o mais barato que achei na altura, e basicamente é o meu ponto de comparação, depois de escolhidos foi ver o preço dos pneus, o preço dos portes, e o preço da montagem em média na zona de residência e daí decides.

Fica a opinião, depois vai dando notícias Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 697124
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  C.Pleno Qui 30 Ago - 16:41

Caríssimos

Há um site http://www.pneus-online.pt/ que utilizei para adquirir os pneus para a minha mota. Posso dizer que fiquei satisfeito, encomendei e paguei na Sexta 24, foram expedidos Segunda 27 e chegaram hoje. Tem parceiros para onde poderão encaminhar os pneus para entrega e posterior montagem. Se se encomendarem 2 pneus não cobram portes.

Os meus foram:
Bridgestone 100/80 17 52H BT39 Front 63,37€ + IVA
Bridgestone 130/70 17 62H BT39 Rear 69,63€ + IVA

A este valor acresce a montagem. No meu caso, na TAZAUTO, Lda, com desconto de 5€ fica em 15€
Resumo - Total = 178,59€

Vejam e comparem.
Abraço

C.Pleno
C.Pleno

Masculino Mensagens : 143
Data de inscrição : 28/05/2012
Mota : HONDA CB125r

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  vinnys Qui 30 Ago - 21:04

C.Pleno, o que é que estás a dizer "caríssimos"?
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus - Dúvidas e esclarecimentos - Página 3 Empty Re: Pneus - Dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos